Muito difundida nos Estados Unidos e considerada a terceira maior profissão da saúde no país, a quiropraxia chegou no Brasil há cerca de 20 anos com a formação superior dos primeiros profissionais em universidades. Atualmente, há apenas quatro universidades no país reconhecidas pelo MEC e aptas a formar profissionais, onde o quiropraxista Samuel Montemezzo também atua como professor. Porém a procura por atendimentos têm crescido de forma considerável nos últimos anos. Somente a Vital Quiropraxia já realizou cerca de 96 mil atendimentos em 13 anos de atuação.
Apesar de recente e ainda pouco difundida no Brasil, a técnica pode auxiliar em diversos casos de problemas na coluna. A dor lombar, que é a segunda maior causa de ida aos consultórios médicos segundo dados da OMS, e até as dores cervicais que são cada vez mais comuns pelo uso frequente de computadores e smartphones, são frequentemente tratadas com a quiropraxia.
“A quiropraxia trabalha na raiz do problema e na prevenção, na parte neurológica e óssea, onde o tempo de tratamento depende do nível de dor e gravidade do problema, e pode ser feita em adultos, crianças e até mesmo recém-nascidos. O bom alinhamento da coluna vertebral interfere na qualidade de vida, no desempenho no ambiente de trabalho, na qualidade do sono, entre outros”, informa Samuel Montemezzo, que tem unidades no Rio Grande do Sul e em razão da alta procura irá inaugurar uma nova unidade a partir de janeiro no município catarinense de Itajaí.
Segundo pesquisas, a quiropraxia é considerada o principal tratamento para dores e problemas de coluna. Utiliza técnicas manuais e instrumentos quiropráticos para corrigir as vértebras desalinhadas que pressionam e irritam o sistema nervoso. A quiropraxia tem como foco o funcionamento adequado do corpo, sem a necessidade de medicações ou cirurgias, de forma rápida e com resultados efetivos aos pacientes.
“A quiropraxia tem se tornado cada vez mais conhecida, inclusive pelos vídeos com estalos na coluna de pessoas e até mesmo de animais nas redes sociais. No entanto, é comum ver profissionais não habilitados atuando na área. Por isso, a importância do cuidado na hora de escolher um profissional graduado em uma universidade e capacitado para avaliar e tratar não apenas o alívio dos sintomas, mas também a correção do problema. Na Vital Quiropraxia, por exemplo, todos os profissionais são graduados e especialistas na área, realizamos uma avaliação muito completa, que inclui desde uma anamnese aprofundada até exames de Raio-X, e possibilitam elaborar um plano de tratamento personalizado e mais adequado para cada caso ”, destaca Samuel.