A 4ª Feira da Mulher Empreendedora de Itapema, promovida pelo Instituto Araxá, foi realizada no último sábado (10) e celebrou resultados expressivos em vendas, visibilidade do projeto e apoio institucional. O evento especial de Dia das Mães reuniu 16 expositoras, que apresentaram uma variedade de produtos artesanais e criativos, destacando a força da economia solidária e do empreendedorismo feminino.
A ação surgiu em 2023 a partir de uma parceria entre o Instituto Araxá e mulheres atendidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Itapema, que participaram de cursos de capacitação para produção artesanal. Desde então, a Feira da Mulher Empreendedora tem sido um marco no fomento da economia criativa e da geração de renda local, unindo organização coletiva, preços acessíveis e produtos exclusivos.
Entre os visitantes da feira estiveram a Secretária de Assistência Social de Itapema, Íris Bispo da Silva, o superintendente do Ministério do Trabalho em SC, Paulo Eccel, e a vereadora de Brusque, Bete Eccel. As autoridades destacaram a relevância do projeto e discutiram novas oportunidades de expansão das vendas para outros espaços públicos.
Resultados da 4ª edição da Feira da Mulher Empreendedora
A feira movimentou cerca de R$ 4.500,00 em vendas, com itens como crochê artesanal, roupas de brechó, doces e salgados caseiros, produtos de beleza, cuias para chimarrão, artigos de mesa posta, produtos de limpeza e almoço caseiro. Além das vendas, o público teve acesso a serviços gratuitos, como exame de vista e orientações do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (CAVV).
“Estamos muito realizadas com o sucesso de mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora do Araxá, com o engajamento das participantes e com a valorização do nosso projeto. Agradecemos também às empresas parceiras e ao grupo Samba Entre Amigos, que trouxe ainda mais alegria para o evento”, comentou Silvana Cabalheiro, organizadora da feira.