“É uma perfeição. A cidade ficou mais bonita. Eu gostei da iluminação da igreja. Quem me segue no Instagram sabe que eu sou apaixonada pela Matriz.” Assim descreve a balconista Alcireide Xavier, que se mudou de Natal para Itajaí há 12 anos. Para ela, os prédios iluminados tornam a volta do trabalho para casa mais agradável e encantadora.
Seis locais históricos receberam iluminação cênica em LED, inaugurada durante uma cerimônia realizada em frente ao Museu Histórico, com a presença de autoridades e da comunidade. As luzes foram acesas simultaneamente nos seis pontos, encantando os presentes pelo espetáculo visual.
Os monumentos que agora contam com iluminação especial são:
Palácio Marcos Konder (sede do Museu Histórico)
Casa da Cultura Dide Brandão
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Teatro Municipal de Itajaí
Mercado Público
Casa Lins (sede da Fundação Genésio Miranda Lins)
“Essa iluminação valoriza todo o patrimônio, principalmente o material de Itajaí. O Conselho do Patrimônio autorizou a instalação com o objetivo de ressaltar esse movimento histórico e o lugar que a cidade ocupa na história”, destacou Sandra Vanzuita, diretora da Fundação Genésio Miranda Lins.
Além de valorizar o cenário urbano e o turismo, o projeto prioriza a eficiência energética, com economia de até 85% no consumo de energia pública, graças à tecnologia LED.
A distribuição dos equipamentos ficou assim:
Igreja Matriz: 523 projetores e luminárias
Casa da Cultura Dide Brandão: 95 projetores
Mercado Público: 44 equipamentos
Museu Histórico: 97
Palácio Marcos Konder: 120 projetores e luminárias
Teatro Municipal: 46 equipamentos
“Essa nova iluminação vem para embelezar ainda mais a nossa cidade, e em boa hora, porque estamos inaugurando no mês de aniversário de Itajaí. Isso demonstra que aqui tem cultura, tem arte e que estamos comprometidos em preservar o patrimônio e a nossa história”, ressaltou Anna Carolina Martins, superintendente das fundações de Itajaí.
Durante todo o mês de junho, os prédios estarão iluminados com as cores amarelo e azul, em homenagem aos 165 anos de Itajaí. As cores poderão ser alteradas em datas comemorativas futuras.
A proposta também visa destacar as características arquitetônicas dos edifícios, promovendo visibilidade, segurança e valorização turística.
“Nossa cidade está mais bonita, mais bem cuidada. E também está preservando e valorizando os espaços públicos e históricos de Itajaí”, concluiu o prefeito Robison Coelho.