Novo Concurso Unificado não impacta gasto com pessoal, afirma ministra Esther Dweck

Novo Concurso Unificado não impacta gasto com pessoal, afirma ministra Esther Dweck

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Concurso Unificado,gasto com pessoal,Esther Dweck,novos servidores

Durante participação no programa Bom Dia, Ministra, nesta terça-feira (08/07), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reforçou que a contratação de 3.652 servidores por meio da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2) foi planejada de forma fiscalmente responsável e não aumentará as despesas com pessoal da União.

“A gente vai manter o gasto pessoal totalmente estável em relação à nossa economia”, declarou a ministra.

Esther Dweck explicou que o novo concurso busca repor parte das perdas no funcionalismo público, especialmente após a aposentadoria de mais de 240 mil servidores entre 2010 e 2023. A previsão é de que mais 180 mil se aposentem nos próximos 10 anos. Segundo ela, a carência de concursos recentes gerou déficits significativos em áreas essenciais.

“Houve concurso, mas não foi para as áreas que mais perderam servidores. Com isso, tivemos um saldo negativo preocupante em determinadas funções”, explicou.

A ministra também destacou que o processo foi conduzido com responsabilidade fiscal e social. “Não podemos esquecer nosso compromisso com a população: garantir a prestação de um serviço público de qualidade”, frisou.

Esther Dweck mencionou o caso do IBAMA, que sofreu uma redução drástica de servidores ao longo dos últimos anos. “O presidente sempre lembra que, quando deixou o governo, havia mais de 1.700 fiscais no Ibama. Quando retornou, eram menos de mil, mesmo com o aumento das demandas de licenciamento e fiscalização ambiental.”

Reposição e digitalização

A ministra ressaltou que, embora o CPNU1 (2023) e o atual CPNU2 representem avanços, ainda não é suficiente para repor a força de trabalho. No entanto, o avanço na digitalização dos serviços públicos permite operar com menos servidores, ainda que não elimine a necessidade de contratações. “Não é uma substituição direta. Precisamos de menos pessoas, mas ainda assim, precisamos de pessoas.”

Inscrições abertas até 20 de julho

As inscrições para o CPNU2 estão abertas até o dia 20, no site oficial. Serão ofertadas 3.652 vagas para 32 órgãos federais, organizadas em nove blocos temáticos: 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário.

As provas estão previstas para os dias 5 de outubro (objetiva) e 7 de dezembro (discursiva), com aplicação em 228 cidades, em todos os estados e no Distrito Federal. O prazo para isenção da taxa termina nesta terça-feira (08/07), até as 23h59.

Participação na imprensa

O programa Bom Dia, Ministra é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram jornalistas de veículos como Rádio Nacional de Brasília, CBN Recife, Rádio Liberal de Belém, Portal Extra (RJ), O Tempo (MG) e outros.

Relacionados
plugins premium WordPress