A Fundação Cultural de Balneário Camboriú abriu nesta segunda-feira (07/07) as inscrições para empreendedores culturais interessados em comercializar seus produtos na Vila do Artesanato, localizada na Praça da Bíblia (também conhecida como Praça da Cultura), na Avenida da Lagoa. O prazo para inscrição segue até o dia 7 de agosto.
Estão sendo oferecidas 14 salas comerciais para uso gratuito por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, destinadas a empreendedores atuantes em áreas como artes visuais e literárias, artesanato contemporâneo sustentável, artes populares, cultura alimentar, produtos customizados, antiguidades e design.
Quem pode participar?
Podem se inscrever:
Pessoas físicas com mais de 18 anos;
Entidades sem fins lucrativos da sociedade civil;
Microempreendedores individuais (MEIs);
É necessário que os candidatos residam ou tenham sede na região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo protocolo eletrônico 1Doc, disponível em:
https://www.bc.sc.gov.br
https://culturabc.com.br/edital-007-2025
O regulamento completo está disponível no Edital nº 007/2025 – de Permissão de Uso do Espaço Público da Vila do Artesanato, publicado no site https://culturabc.com.br.
Compromissos dos selecionados
Os contemplados deverão se responsabilizar por reformas, adequações, melhorias nas salas e manutenção predial dos espaços comuns da Vila do Artesanato.
Etapas da seleção
Inscrição on-line (até 7 de agosto): envio da documentação exigida no edital via 1Doc.
Curadoria e entrevista presencial: avaliação dos produtos e da proposta apresentada.
Assinatura do contrato: mediante apresentação dos documentos atualizados.
A iniciativa visa valorizar o empreendedorismo cultural, estimular a economia criativa e fortalecer a identidade artística local em Balneário Camboriú.