O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou nesta quarta-feira (09/07), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 1.97/2025, que expande o alcance do Bolsa Família para novos grupos em situação de alta vulnerabilidade social.
A medida inclui três novos perfis prioritários para ingresso no programa:
Famílias com pessoas em situação de rua
Famílias com integrantes em risco social associado à violação de direitos
Famílias com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme diagnóstico do Ministério da Saúde
As alterações passam a valer a partir da folha de pagamento de julho de 2025.
Esses novos perfis se somam aos já contemplados pelo programa, como famílias com crianças em situação de trabalho infantil, com integrantes resgatados de trabalho análogo à escravidão, quilombolas, indígenas, e catadores de materiais recicláveis.
“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar para famílias em alto risco. As inclusões decorrem de uma visão articulada do Bolsa Família com outras políticas públicas”, destacou o ministro Wellington Dias (MDS).
Sobre o Bolsa Família
Maior programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família foi relançado em 2023, com uma nova estrutura que leva em conta o tamanho e as características familiares para oferecer mais proteção social.
Além da transferência de renda, o programa visa integrar políticas públicas e ampliar o acesso a direitos básicos como educação, saúde e assistência social, além de fomentar ações em áreas como trabalho, esporte e ciência, fundamentais para superar a pobreza e promover transformação social.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Roberta Aline / MDS