Ministra Esther Dweck anuncia reforço na segurança e novidades no CPNU 2 com novas carreiras e mudanças nas provas

Ministra Esther Dweck anuncia reforço na segurança e novidades no CPNU 2 com novas carreiras e mudanças nas provas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
CPNU 2 2025,segurança no concurso,novas carreiras CPNU,mudanças provas discursivas,Esther Dweck entrevista

A Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalhou nesta terça-feira (8/7) as principais novidades do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) em entrevista no programa Bom Dia, Ministra. Entre os destaques, estão o uso de detector de metais e código de barras nas provas para aumentar a segurança, além da inclusão de duas novas carreiras e alterações nas avaliações discursivas.

Para reforçar a segurança, a ministra explicou que todas as salas contarão com detector de metal e ponto eletrônico, além das provas terem código de barras que garantem a identificação segura dos exames sem expor os candidatos. “Com isso, a gente garante saber de quem é a prova, de forma que não identifique o candidato”, ressaltou.

Sobre a logística, Dweck destacou que o processo seguirá modelo consolidado na edição anterior, com apoio de órgãos como a Polícia Federal, ABIN, Polícia Rodoviária Federal, além de forças estaduais, garantindo a integridade e eficiência da distribuição e aplicação das provas.

Nas provas discursivas, haverá duas questões em vez de uma, aplicadas em dois dias diferentes, para dar mais tempo aos candidatos e permitir avaliação mais precisa tanto do conteúdo quanto do domínio da língua portuguesa.

A ministra também anunciou as duas novas carreiras no CPNU 2: Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico e Analista Técnico de Justiça e Defesa, com 500 vagas distribuídas igualmente entre elas. São carreiras que contemplam formações diversas, alinhadas ao perfil do servidor público do futuro e sob gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

As inscrições para o CPNU 2 estão abertas até 20 de julho no site oficial, oferecendo ao todo 3.652 vagas em 32 órgãos, distribuídas em nove blocos temáticos. A prova objetiva será realizada em 5 de outubro e a discursiva em 7 de dezembro, com aplicação em 228 cidades de todos os estados e do Distrito Federal. O prazo para solicitar isenção da taxa termina nesta terça (8/7).

O programa Bom Dia, Ministra é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que contou com participação de jornalistas de várias regiões do país.

Relacionados
plugins premium WordPress