Florianópolis abre inscrições para oficinas gratuitas do 2º Festival Choro Mulheril com grandes nomes da música brasileira

Florianópolis abre inscrições para oficinas gratuitas do 2º Festival Choro Mulheril com grandes nomes da música brasileira

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Festival Choro Mulheril,oficinas de Choro,música em Florianópolis

O 2º Festival Choro Mulheril – Encontro das Mulheres no Choro abre inscrições neste sábado, 13 de julho, para oficinas gratuitas com grandes instrumentistas de todo o Brasil. O evento será realizado entre os dias 8 e 14 de setembro, na região central de Florianópolis (SC), com uma programação intensa de oficinas, rodas de conversa, exibição de filmes e apresentações musicais.

Nesta edição, o festival homenageia duas figuras históricas da música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Tia Amélia, símbolos da representatividade feminina na música instrumental. Reconhecido em 2024 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial, o Choro será o centro de uma imersão artística e formativa no evento.

As oficinas são voltadas a músicos amadores e profissionais com experiência prévia no gênero e que possuam instrumento próprio. As aulas ocorrerão no Museu da Escola Catarinense (MESC) e estão abertas a mulheres, homens e pessoas de gênero diverso. O formulário de inscrição ficará disponível até 28 de julho, no link https://forms.gle/KkNjq5ewzmuFgm1j8, e a lista de selecionados será divulgada em 9 de agosto.

A formação será dividida em duas etapas. Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, os encontros serão conduzidos por integrantes do coletivo Choro Mulheril:

  • Angela Coltri (SC) – Estudos de Repertório para Instrumentos Solistas

  • Natália Livramento (SC) – Estudos para Instrumentos Harmônicos

  • Thayan Martins (RS) – Estudos de Pandeiro

Nos dias 11 e 12 de setembro, será a vez das professoras convidadas:

  • Aline Gonçalves (RJ) – Solistas no Choro

  • Samara Líbano (RJ) – Harmônicos no Choro

  • Roberta Valente (SP) – Pandeiro no Choro

Além das aulas, o evento oferece vivências coletivas em formato de Bandão, apresentações ao vivo, rodas de conversa e sessões de cinema. Toda a programação é gratuita.

A produtora do festival, Caroline Cantelli, destaca o crescimento do evento e sua relevância cultural:

“A segunda edição será ainda maior, com diversas atividades e convidadas especiais. Reverenciamos o legado de mulheres como Chiquinha Gonzaga e Tia Amélia, que seguem inspirando gerações. Esta é uma celebração ao Choro e às mulheres instrumentistas e compositoras do Brasil.”

Para estimular a inclusão, o festival oferecerá seis bolsas de auxílio no valor de R$400, destinadas exclusivamente a mulheres e pessoas de gênero diverso não brancas, mediante solicitação no ato da inscrição. Em caso de alta demanda, haverá processo seletivo.

A violonista Samara Líbano, uma das convidadas, celebrou a iniciativa:

“Participar do Festival Choro Mulheril é um imenso prazer. Mostrar minha trajetória e contribuir com meu conhecimento musical em um espaço feito por mulheres me enche de orgulho. Axé!”

O festival é viabilizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com apoio do Governo Federal e da política nacional Aldir Blanc. São parceiros os bares Bugio, o Museu da Escola Catarinense, o Museu da Imagem e do Som e o Centro Integrado de Cultura.

A programação completa será divulgada nos perfis do Instagram @rodadechoromulheril e @festivalchoromulheril.

Relacionados
plugins premium WordPress