O Startup Summit 2025, que será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto em Florianópolis (SC), consolida-se como um dos maiores encontros do ecossistema de startups e inovação do Brasil. Com expectativa de reunir mais de 10 mil participantes presenciais e outros 30 mil online, o evento amplia sua estrutura e reforça o papel estratégico de conectar startups, investidores e grandes empresas.
Organizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o Summit chega à oitava edição com números robustos: 200 palestrantes distribuídos em 20 trilhas de conteúdo (como Customer Experience, Deeptech, Varejo e Internacionalização), nove palcos, uma plenária, 150 expositores e a presença de 250 fundos de venture capital.
A programação acompanha a maturidade do ecossistema brasileiro e posiciona o evento como referência nacional em inovação aberta, inteligência artificial, transformação digital, empreendedorismo e investimentos em startups. O foco é aprofundar o debate em áreas estratégicas, com conteúdos direcionados a fundadores, executivos, investidores e representantes do governo.
Uma das novidades da edição 2025 é a ampliação dos espaços de conexão entre startups e investidores. Com áreas exclusivas para matchmaking e iniciativas como o LinkLab Open Day — que promove a interação entre startups e 250 corporações —, o evento busca fomentar novas rodadas de investimento e parcerias comerciais.
“O Sebrae é uma referência quando o assunto é startups. Hoje, representamos a maior plataforma de startups do país. Por meio dessas empresas, o Brasil vem criando oportunidade e gerando empregos”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional. “Buscamos associar sustentabilidade, inovação e inclusão, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento de negócios em todo o território nacional.”
Entre os nomes internacionais confirmados estão Tom Gruber (cocriador da Siri e defensor da IA humanística), Werner Vogels (CTO global da Amazon), Mois Navon (cofundador da Mobileye, vendida à Intel por US$ 15 bilhões), Benedict Evans (analista de tendências do Vale do Silício) e Claudia Rosa (referência no investimento anjo no país).
O evento também reunirá lideranças nacionais como Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (WhatsApp), Diego Barreto (iFood), Daniele Amaro (Paytrack), Diego Contezini (Asaas) e Bianca Andrade (a influenciadora e empresária conhecida como Boca Rosa).
Como parte da proposta de democratização do acesso, o Prêmio Sebrae Startups 2025 selecionou 1.000 startups para participar gratuitamente. As escolhidas representam a diversidade e o potencial inovador de todas as regiões do país.
O Startup Summit reforça o papel de Santa Catarina como um dos principais hubs de inovação do país. Florianópolis é a capital brasileira com maior participação da tecnologia no PIB, com 25% da economia local vinculada ao setor. A densidade de startups por habitante é dez vezes maior que a de São Paulo (SP). Atualmente, mais de 6 mil empresas de tecnologia estão ativas no estado, gerando 38 mil empregos diretos.
“O Startup Summit é o momento em que mostramos ao Brasil e ao mundo o sucesso da tecnologia e inovação produzida no nosso ecossistema, com Florianópolis como centro desse hub internacional que a ACATE ajuda a construir”, destaca Diego Ramos, presidente da ACATE. “A edição deste ano amplia a capilaridade do setor e evidencia que a tecnologia é hoje um vetor do crescimento sustentável em todas as áreas da economia.”








