Projeto sobre tartarugas promove consciência ambiental e protagonismo infantil em Balneário Camboriú

Projeto sobre tartarugas promove consciência ambiental e protagonismo infantil em Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
projeto tartarugas,NEI Balneário Camboriú,educação ambiental infantil,investigação pedagógica,tartaruga e poluição

As crianças do Jardim II C, do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Dona Maria Francisco Siqueira, em Balneário Camboriú, estão imersas no Projeto Tartarugas, iniciativa pedagógica que une investigação, criatividade e consciência ambiental. O projeto teve início em abril, após a visita das tartarugas de estimação de uma das crianças, o que despertou grande curiosidade na turma e gerou uma série de perguntas.

Atentas ao interesse dos alunos, as professoras Daniele Danusa Dias Gonçalves e Nádia Nara de Souza, com o apoio da auxiliar Aline Abreu, desenvolveram um percurso de aprendizagem baseado na investigação. As crianças participaram de atividades como construção de tartarugas com materiais recicláveis, visita de um biólogo para esclarecimento de dúvidas e pesquisas sobre as ameaças ao animal, como a poluição marinha.

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou o compromisso da rede com práticas pedagógicas que valorizam a escuta das crianças. “O projeto é resultado da escuta, valorização e respeito ao interesse das crianças. A partir de uma vivência real, mergulharam em um processo de aprendizagem significativo, que despertou a curiosidade, o senso investigativo e, acima de tudo, a consciência ambiental”, afirmou.

A diretora do NEI, Anelise Geraldo, reforça que o projeto representa o poder da escuta ativa na Educação Infantil. “É lindo ver como uma simples visita despertou tantas perguntas, aprendizagens e envolvimento das famílias. Esse projeto mostra que, quando a escola caminha junto com o interesse das crianças, o aprendizado acontece de forma significativa e encantadora”, afirmou.

A supervisora escolar, Sabryna Pereira, destaca uma das ações mais impactantes do projeto: uma atividade lúdica com a carta de uma tartaruga marinha fictícia, que pedia cuidados com seus filhotes de brinquedo deixados em uma caixa de areia. As crianças levaram os filhotinhos para casa e, com apoio das famílias, construíram casinhas para eles, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.

As famílias também participam da sacola literária, que leva semanalmente para casa o livro “A tartaruga infeliz”, de Therezinha Casasanta, além de diferentes representações do animal feitas com materiais variados. O projeto ainda prevê uma visita ao Projeto Tamar, em Florianópolis, onde as crianças poderão observar as tartarugas em seus habitats naturais.

Para Sabryna, projetos investigativos como este são fundamentais na Educação Infantil. “Eles favorecem o protagonismo infantil, desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e emocionais, e tornam o processo educativo mais vivo, conectado ao mundo e repleto de sentido”, concluiu.

No NEI Dona Maria Francisco Siqueira, todas as turmas trabalham com projetos investigativos, fortalecendo o vínculo entre aprendizagem, interesse e realidade das crianças.

projeto tartarugas,NEI Balneário Camboriú,educação ambiental infantil,investigação pedagógica,tartaruga e poluição projeto tartarugas,NEI Balneário Camboriú,educação ambiental infantil,investigação pedagógica,tartaruga e poluição

Relacionados
plugins premium WordPress