Balneário Camboriú foi contemplada com novos recursos federais para investimentos na área da saúde, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (17) e representa um avanço significativo nos projetos da gestão municipal.
Os valores são resultado de propostas cadastradas pela prefeitura em fevereiro deste ano. Entre os projetos aprovados, está a construção de uma Policlínica, sendo Balneário Camboriú o único município de Santa Catarina selecionado com esse tipo de investimento. Além disso, os recursos serão utilizados para a aquisição de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para a compra de seis kits multimídia, que vão estruturar salas de teleconsulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A prefeita Juliana Pavan comemorou o resultado, destacando o empenho da equipe e a agilidade da gestão. “Estou governando para toda cidade. Se for preciso buscar recursos junto ao Governo Federal, eu irei buscar; se for preciso acionar o Governo do Estado, também irei fazer. Tanto é que já estamos fazendo isso e conquistando grandes ações para o município. Isso significa enrolar a bandeira partidária e trabalhar diretamente para a população, com muita responsabilidade”, afirmou.
O novo PAC Seleções 2025, lançado em fevereiro, ofereceu pouco mais de um mês para que os gestores públicos inscrevessem projetos para os empreendimentos desta fase. A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov), cadastrou 14 propostas nas áreas de Saúde; Cidades Sustentáveis e Resilientes; Educação, Ciência e Tecnologia; e Esporte. A expectativa é que mais iniciativas sejam contempladas nos próximos anúncios do Governo Federal.
“A Segov foi criada neste ano, por meio da Reforma Administrativa, e esta conquista representa o quanto a criação desta pasta é fundamental para o município. Para que um projeto seja habilitado, a proposta precisa estar bem elaborada, seguindo todas as exigências, e a equipe técnica da Secretaria de Governo é imprescindível para isso”, destacou o secretário da pasta, Leandro Índio da Silva.
Nos anos de 2023 e 2024, a prefeitura havia cadastrado apenas nove propostas junto ao Governo Federal, das quais apenas duas foram selecionadas.