Espetáculo “Revista Íntima” estreia em única apresentação na Itajaí Criativa com elenco de destaque

Espetáculo “Revista Íntima” estreia em única apresentação na Itajaí Criativa com elenco de destaque

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Revista Íntima Itajaí,teatro social SC,Cia La Vaca,teatro catarinense,espetáculo gratuito Itajaí

O espetáculo “Revista Íntima”, nova produção da Cia La Vaca, chega a Itajaí para apresentação única no dia 19 de agosto, às 19h30, na Itajaí Criativa. Após a sessão, haverá um bate-papo com a equipe criativa e o pesquisador Pedro Vieira. A programação conta com o apoio do Edital ProCult da Proex, UDESC. Os ingressos são gratuitos e sujeitos à lotação do espaço.

Baseada no texto homônimo do dramaturgo catarinense Afonso Nilson, a peça, dirigida por Vicente Concilio, traz no elenco as atrizes Drica Santos e Milena Moraes. Com classificação indicativa de 16 anos e duração de uma hora, a trama aborda o impacto do encarceramento não apenas sobre as mulheres privadas de liberdade, mas também sobre quem está fora dos muros da prisão. A narrativa acompanha a relação complexa entre a mãe de uma detenta e uma policial penal que se encontram no ônibus que as leva ao presídio nos dias de visita.

Segundo a atriz Milena Moraes, o espetáculo é multifacetado: “Além da revista vexatória nos presídios – prática humilhante que afeta detentas e suas famílias, e que tem sido debatida no STF –, a peça levanta temas como maternidade, serviços de cuidado compulsório às mulheres e as relações raciais dentro do sistema prisional.”

A atriz Drica Santos destaca a relevância do contato com mulheres do Presídio Regional de Florianópolis durante a criação da obra, e espera que o público de Itajaí reflita sobre as questões atuais envolvendo mulheres no sistema prisional: “Espero que muitas pessoas assistam e se sensibilizem com o tema.”

O diretor Vicente Concilio, também docente do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UDESC, desenvolve ações artísticas e pedagógicas ligadas ao universo prisional. “Agimos dentro e fora dos muros com o desejo real de que as celas desapareçam”, afirma.

Após a apresentação, a equipe criativa conversará com o público, acompanhada do artista, pesquisador e graduando em Teatro pela UDESC, Pedro Vieira, que pesquisa teatro e prisão, além da pedagogia teatral no sistema prisional.

A sessão será na Itajaí Criativa, localizada na Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro de Itajaí (SC). Os ingressos gratuitos podem ser retirados no local 30 minutos antes do espetáculo.

Cia La Vaca
Fundada em 2008 por Milena Moraes e Renato Turnes, a La Vaca Companhia de Artes Cênicas é referência em teatro em Santa Catarina, com crescente relevância nacional. A companhia se destaca por produções estéticas que abordam questões sociais urgentes. A montagem mais recente, “Homens Pink”, performance solo de Renato Turnes, realizou temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro.

Ficha Técnica “Revista Íntima”
Texto: Afonso Nilson
Direção: Vicente Concilio
Elenco: Drica Santos, Milena Moraes
Luz, som e projeções: Hedra Rockenbach
Assistência de operação: Carolina Souza Nunes
Figurinos: Karin Serafin
Confecção de figurinos: Vanilla Atelier de Arte
Interlocução artística e cenografia: Renato Turnes
Arte gráfica: Lara Lodi
Fotografias projetadas: Sidinei Brzuska
Fotos: Caio Cezar e Toia Oliveira
Consultoria de acessibilidade: Thuanny Galdino e Márcia Caspary
Assistência de produção: Nataly Delacour
Produção: Milena Moraes e Renato Turnes
Produção executiva: Milena Moraes

Sinopse
Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma detenta e uma policial penal nasce uma relação complexa, revelando as consequências do encarceramento para quem está fora dos muros da prisão.

Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 60 minutos

Serviço
Espetáculo: “Revista Íntima”
Data: 19 de agosto, terça-feira
Horário: 19h30
Local: Itajaí Criativa (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro – Itajaí (SC))
Ingressos: Gratuitos, sujeitos à lotação

Relacionados
plugins premium WordPress