O número de consignações emitidas pelo Ministério das Comunicações para a digitalização de retransmissoras de canais analógicos de TV aumentou 731% na comparação com o mesmo período da gestão anterior. Entre janeiro de 2019 e junho de 2021, foram concedidas 122 consignações; já entre janeiro de 2023 e junho de 2025, foram registradas 1.014, segundo dados da Secretaria de Radiodifusão (Serad).
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a TV digital oferece melhor qualidade de som e imagem, sem riscos de interferência, garantindo mais opções de informação, cultura e entretenimento aos brasileiros.
O desligamento completo dos sinais analógicos de TV aberta ocorreu em 30 de junho, com exceção de 74 municípios do Rio Grande do Sul, que tiveram o prazo prorrogado devido a problemas climáticos enfrentados no início do ano passado.
Balanço de autorizações e retransmissores
As autorizações para instalação de retransmissores de sinais digitais de TV cresceram 626%, passando de 155 no governo anterior para 1.126 no período atual.
Retransmissores de sinais de rádio nos estados da Amazônia Legal aumentaram 1.860%, de 25 para 490 autorizações.
Outorgas para rádios comunitárias tiveram crescimento de 222%, passando de 85 para 274 no mesmo período.
O aumento expressivo nas consignações e autorizações reflete a orientação do governo federal de expandir a cobertura digital e a oferta de serviços de comunicação de qualidade em todo o território nacional.







