Polícia Civil lança cartilhas do programa “PC Por Elas” para fortalecer combate à violência doméstica em SC

Polícia Civil lança cartilhas do programa “PC Por Elas” para fortalecer combate à violência doméstica em SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
prevenção à violência,conscientização,proteção à mulher,programa social,capacitação policial

A Polícia Civil de Santa Catarina lançou, nesta quinta-feira (14), cinco cartilhas do Programa PC Por Elas, voltadas ao enfrentamento da violência doméstica no estado. O evento ocorreu na Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis, com a presença da vice-governadora Marilisa Boehm, do delegado-geral Ulisses Gabriel, da delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila e da diretora do Procon, Michele Alves Correa Rebelo.

As cartilhas abordam temas como:

  • Grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica;

  • Grupos reflexivos com mulheres em situação de violência;

  • Grupos de adolescentes em escolas para prevenção da violência de gênero;

  • Implantação e manual de identidade visual das Salas Lilás;

  • Organização do seminário PC Por Elas.

A vice-governadora Marilisa Boehm, pioneira na criação da primeira Delegacia da Mulher em Joinville, destacou que as cartilhas fornecem conhecimento prático para aplicar ações de prevenção e recuperação de famílias, reforçando que a violência doméstica é um problema cultural que exige conscientização e mudança de comportamento.

PC Por Elas
O programa foi implantado em 2018 e busca prevenção, acolhimento, investigação, capacitação de policiais civis e interação com a comunidade, com foco na proteção e apoio às mulheres em situação de violência. As cartilhas fortalecem a padronização, eficiência e humanização das unidades policiais, além de orientar sobre a estruturação das Salas Lilás em todo o estado.

As ações preventivas incluem grupos reflexivos, palestras comunitárias e atividades educativas em escolas, promovendo conscientização sobre a violência de gênero.

O delegado-geral Ulisses Gabriel destacou que o objetivo é colocar em prática projetos que transformem a vida das pessoas em Santa Catarina. A elaboração das cartilhas contou com agentes, escrivães, psicólogos e delegados, garantindo orientação prática aos policiais civis na execução das ações do programa.

prevenção à violência,conscientização,proteção à mulher,programa social,capacitação policial

Relacionados
plugins premium WordPress