Balneário Camboriú avança para se tornar Território Criativo reconhecido pelo Ministério da Cultura

Balneário Camboriú avança para se tornar Território Criativo reconhecido pelo Ministério da Cultura

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O município de Balneário Camboriú deu um passo decisivo para fortalecer sua cultura e economia criativa, iniciando um mapeamento que busca o reconhecimento oficial como Território Criativo pelo Ministério da Cultura. O reconhecimento poderá atrair investimentos, ampliar a visibilidade nacional e gerar novas oportunidades para artistas, produtores e empreendedores locais.

A iniciativa foi liderada pelo mandato da vereadora Ciça Müller (PDT), com parceria da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, e contou com a consultoria do especialista Jorge Piqué, responsável pela criação do Distrito Criativo de Porto Alegre (RS).

Desde o início do ano, Jorge Piqué tem visitado áreas estratégicas da cidade, como o bairro da Barra, realizando levantamento detalhado das manifestações culturais e criativas. Ciça Müller destacou:

“Levamos Jorge para conhecer a riqueza cultural de Balneário Camboriú, desde artes visuais até gastronomia, teatro, literatura, música e artesanato. Ele conduz agora um mapeamento técnico, com total apoio do nosso gabinete e da Fundação Cultural.”

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, reforçou a relevância da iniciativa:

“Ter um diagnóstico aprofundado do nosso ecossistema criativo permitirá a construção de políticas públicas mais eficazes, valorizando agentes culturais e fortalecendo a economia criativa como vetor de desenvolvimento sustentável.”

Segundo Jorge Piqué, Balneário Camboriú tem potencial para se tornar um modelo nacional de território criativo. As informações coletadas serão utilizadas na criação do Mapa do Território Criativo, que será apresentado ao Ministério da Cultura, facilitando o acesso a políticas públicas, editais e parcerias estratégicas.

A pesquisa está aberta até 24 de agosto pelo link https://form.jotform.com/252137038564053. A participação é gratuita e envolve artistas, coletivos, empreendedores, instituições e cidadãos, garantindo um levantamento completo das diversas áreas da economia criativa, como artes visuais, literatura, teatro, arquitetura, design, moda, artesanato, marketing, games, economia do conhecimento, gastronomia e turismo cultural.

Ciça Müller destacou o histórico de fortalecimento da economia criativa em Balneário Camboriú:

“Há cerca de uma década, começamos a construir o BC Criativo. Este é um trabalho coletivo e é extremamente importante mapear o máximo de ações e projetos para apresentarmos um retrato completo do potencial criativo da cidade.”

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