Adolescente de Balneário Camboriú brilha no quadro Pequenos Gênios do Domingão com Huck

Adolescente de Balneário Camboriú brilha no quadro Pequenos Gênios do Domingão com Huck

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Nicolas Mingori Pequenos Gênios,Balneário Camboriú AH/SD,polo Altas Habilidades,Domingão com Huck talentos

O balneocamboriuense Nicolas Mingori Hafner, de 13 anos, tem se destacado por suas habilidades em diversas áreas do conhecimento. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Nicolas é o único participante de Santa Catarina na atual edição do quadro Pequenos Gênios, exibido no Domingão com Huck.

O adolescente reside com a família no Bairro Ariribá e cursa o 8º ano do Ensino Fundamental. Com grande interesse por matemática, física, química, geografia e outras áreas científicas, ele tem vivenciado mudanças na rotina, com viagens e gravações.

A mãe de Nicolas, Elidiani Mingori, destacou que as conquistas do filho são motivo de orgulho para a família, que celebra sua representação da região. O interesse em participar do quadro surgiu no ano passado, e ele foi selecionado entre 7 mil crianças, passando por diversas etapas até chegar ao palco do programa.

Integrante do grupo Globogênios, Nicolas disputa a semifinal contra a equipe Invencríveis, a partir das 14h20 deste domingo (17). “Vai ser uma disputa emocionante, espero que todos possam me assistir e torcer por mim”, comentou o jovem.

Assim como Nicolas, muitas crianças e adolescentes de Balneário Camboriú possuem Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Para atendê-los, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, mantém um polo especializado que oferece atendimento educacional suplementar, estimulando os alunos a desenvolverem projetos conforme suas aptidões e interesses.

Localizado na Rua 2400, no Centro de Balneário Camboriú, o Polo de Altas Habilidades oferece suporte pedagógico no contraturno escolar, baseado no modelo proposto por Joseph Renzulli e alinhado às diretrizes do Ministério da Educação.

Os alunos com AH/SD fazem parte do público-alvo da Educação Especial, vinculados ao Departamento de Educação Especial da rede municipal. Após a matrícula, passam pela fase exploratória, na qual professores investigam e cruzam dados com os indicadores de AH/SD.

Referência regional, o polo de Balneário Camboriú já recebeu comitivas de diversos municípios, dentro e fora de Santa Catarina, consolidando-se como modelo de atendimento especializado.

Relacionados
plugins premium WordPress