Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, nesta terça-feira (19), o ministrodoTurismo, Celso Sabino, destacou o desempenho histórico do setor no primeiro semestre de 2025 e apresentou novas medidas para ampliar o acesso às viagens no país. Segundo Sabino, o Brasil vive um novo momento: “Demos uma grande virada no turismo, viramos a chave. Nunca mais o turismo será como era antes”.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), o setor cresceu 6,6% no primeiro semestre em comparação a 2024, impulsionado pela demanda em transporte aéreo, hospedagens e restaurantes. Estados como Rio de Janeiro (+14,2%), Bahia (+9,3%) e Rio Grande do Sul (+9,4%) registraram os maiores avanços. Internacionalmente, o Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos dez países com maior crescimento no turismo mundial, ocupando a segunda posição entre janeiro e junho de 2025, segundo a ONU.
“Nunca investimos tanto em promoção turística fora do país quanto agora, e também dentro do Brasil. O resultado é que o brasileiro nunca viajou tanto internamente e recebemos mais estrangeiros do que nunca”, afirmou o ministro.
Capacitação – Sabino destacou o investimento em formação profissional como elemento estratégico da expansão do setor. “Estamos oferecendo dezenas de milhares de cursos em todo o país, em idiomas, hotelaria, receptivo e agências de viagem. O setor hoteleiro é o principal beneficiado”, afirmou.
Inclusão – O ministro também anunciou iniciativas que ampliam o acesso dos brasileiros às viagens, como desconto de 15% em hospedagens para professores da rede pública e privada e para mulheres que viajam sozinhas. O benefício, fruto de parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), estará disponível durante todo o ano. “Os professores merecem conhecer o Brasil, pois ensinam a cultura e a história do país. O desconto para mulheres oferece segurança e oportunidade para experiências únicas”, explicou.
Salão do Turismo – Sabino ressaltou a 9ª edição do Salão do Turismo, de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi (SP), retomado após 12 anos. O evento reúne as 27 Unidades da Federação em experiências culturais, gastronômicas e de negócios, com entrada gratuita, incluindo o Feirão Nacional do Turismo, que contará com 55 empresas e apoio de instituições financeiras, oferecendo até 30% de desconto em pacotes, hospedagens e transporte, tanto presencial quanto digital. “O presidente Lula determinou investir em cidades consolidadas e periféricas, mostrando ao turista todos os atrativos do país”, completou.
Quem participou – O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secom/PR e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com participação de jornalistas da Rádio Nacional Brasília, Amazônia e Alto Solimões, Rádio Guarany (Santarém/PA), Portal Tribuna de Santos (Santos/SP), Portal O Dia (Rio de Janeiro/RJ), Rádio Band (Porto Alegre/RS), Rádio Jornal (Recife/PE) e Rádio Clube (Parintins/AM).