O próximo dia 07 de setembro, um domingo, marca uma estreia histórica no Surreal Park, em Camboriú: o lançamento do Ratier 360º, um palco giratório que promete transformar a relação entre DJ e público. A novidade chega em grande estilo no palco Nomad, integrando-se a uma edição especial da Ratier & Friends, como prévia oficial do segundo House Mag Festival, que acontece no mesmo local.
Das 16h às 02h, Renato Ratier comandará a cabine ao lado de convidados que representam diferentes camadas da cena eletrônica: DJ Murphy, Discotecaio, Gromma, Lu.cian e Rafael (Maccabi House). O formato B2B, marca registrada da Ratier & Friends, será potencializado pela estrutura 360º, permitindo que o artista e seus parceiros se conectem com a pista de todos os ângulos.
“É uma experiência 360º também pela diversidade musical, oferecendo ao público uma jornada sonora por diferentes nuances, como house music, deep, chicago, UK garage, indie, electro e techno. Essa multiplicidade cria uma experiência completa e envolvente”, explica Renato.
Assim, a noite não será apenas sobre o palco giratório, mas sobre uma imersão total em diferentes camadas da música eletrônica, proporcionando ao público riqueza sonora inigualável.
Os 4 formatos de Ratier para elevar a pista
Para atender clubs, festivais e públicos variados, Ratier desenvolveu quatro formatos distintos, cada um oferecendo uma maneira especial de levar sua música e curadoria à pista:
Ratier 360º – Apresentação em uma cabine giratória itinerante, projetada para oferecer uma experiência de imersão total. A estrutura é desmontável e pode viajar pelo país, adaptando-se a diferentes clubes e festivais, combinando-se tanto com a Ratier & Friends quanto com o Ratier All Night Long.
Ratier & Friends – Série de apresentações em formato B2B, com convidados selecionados a dedo por Ratier. Cada encontro propõe diálogos sonoros únicos, explorando afinidades e contrastes. Em julho, o projeto estreou na Cultive, em Garibaldi/RS, com Dbeat, Diogo Accioly e Gromma tocando lado a lado com o DJ.
Ratier All Night Long – Performance solo que vai do início ao fim da noite, com Ratier conduzindo a pista sem interrupções. Em julho, o formato ganhou uma edição especial no D-EDGE SP, quando Ratier dividiu a cabine com DJ Murphy para um B2B 100% em vinil.
Ratier DJ – Formato clássico de Ratier, quando ele integra lineups de clubs e festivais, entregando sua refinada bagagem musical e adaptando cada set à energia do evento, de forma independente dos outros formatos.
Prévia do House Mag Festival
Em 2024, o Surreal Park recebeu o preview exclusivo do primeiro House Mag Festival, com o All Night Long de Renato que varou a madrugada. Este ano, o aquecimento será ainda mais ousado: Ratier 360º + Ratier & Friends, somando a energia da cabine giratória à química de B2Bs raros.
Com dez horas de música, DJs de peso e uma estrutura que convida o público a redescobrir a pista, o evento de 07 de setembro representa uma nova fase nas apresentações de Renato Ratier pelo Brasil.
Serviço
07. SET. Preview House Mag – Ratier & Friends 360° – Surreal Park
Local: Surreal Park – Av. João da Costa, 3051 – Distrito Rio do Meio, Camboriú
Data: 07/09 (domingo)
Horário: Das 16h às 02h
Atrações: Ratier, DJ Murphy, Discotecaio, Gromma, Lu.cian e Rafael
Ingressos: A partir de R$ 70,00 (+ taxas) via Ingresse
Sobre Ratier
Com quase 30 anos de legado, Ratier é referência no desenvolvimento da cena de clubes no Brasil.
Admirado por sua busca incessante por qualidade e profissionalismo, o DJ, produtor e empresário é conhecido como criador do D-EDGE — um dos clubes mais importantes da música eletrônica global —, do Surreal Park, em Santa Catarina, e do Centro Cultural D-EDGE, no Rio de Janeiro. Também foi dono da Tozen (2005–2010), que trouxe nomes como Laurent Garnier e Kevin Saunderson para Campo Grande/MS.
Além disso, Ratier expandiu sua atuação com a D.Agency, promovendo artistas nacionais; a DJ College, escola de DJs com mais de 1.500 alunos formados; e selos como D-EDGE Records, Olga e D-EDGE Records Black. Produtor de três álbuns de estúdio — sendo “Ritual” (2023) o mais recente —, lançou músicas por selos como Kompakt, Stil Vor Talent e Get Physical.
Ratier já dividiu o palco com grandes nomes da música eletrônica mundial e se apresentou em festivais como MELT (Alemanha), Sunwaves (Romênia), Rock in Rio, Lollapalooza e Tomorrowland Brasil, além de clubes internacionais, incluindo Amnesia e Hï Ibiza (Espanha), WOMB (Japão) e Hive (Suíça).
Com uma trajetória que conecta música, cultura e criatividade, Renato Ratier se destaca como catalisador de experiências e movimentos que moldam a cena eletrônica nacional, mantendo relevância em clubes premiados mundialmente há 25 anos.