Ministério das Comunicações amplia em 626% autorizações para retransmissões de TV digital no Brasil

Ministério das Comunicações amplia em 626% autorizações para retransmissões de TV digital no Brasil

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
RTV Brasil,retransmissão TV digital,Ministério das Comunicações,radiodifusão

O Ministério das Comunicações anunciou um crescimento expressivo no número de autorizações para retransmissão de sinais digitais de TV em todo o Brasil. Nos dois primeiros anos e meio do atual governo, foram registradas 1.126 outorgas para o serviço, contra 155 no mesmo período da gestão anterior — um aumento de 626%, segundo dados da Secretaria de Radiodifusão (Serad).

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou a importância das retransmissoras (RTVs) para a radiodifusão nacional. “O aumento no número de retransmissões atende a uma orientação do presidente Lula: oferecer cada vez mais opções de informação de qualidade, cultura e entretenimento ao povo brasileiro”, afirmou.

As RTVs têm como finalidade retransmitir, de forma simultânea ou não, os conteúdos das estações geradoras, garantindo que os sinais cheguem também às regiões mais remotas, onde as antenas principais não alcançam.

Balanço

O relatório divulgado pela Serad mostra ainda outros avanços:

  • O número de consignações para digitalização de retransmissoras de canais de TV aumentou 731% no atual governo, passando de 122 (2019-2021) para 1.014 (2023-2025).

  • As autorizações para retransmissores de rádio na Amazônia Legal cresceram 1.860%, saltando de 25 para 490.

  • O volume de outorgas para rádios comunitárias também registrou alta significativa: 222%, passando de 85 para 274 no mesmo comparativo.

Relacionados
plugins premium WordPress