O Bairro São Judas Tadeu, em Balneário Camboriú, será palco da segunda edição do projeto “Cultura na Rua” neste sábado (23). O evento gratuito será realizado na Quadra Poliesportiva (Rua Pedro Pinto Felipe, 162), das 12h30 às 18h30, e contará com música, dança, contação de história, aula de skate e atividades interativas.
Lançado em 1º de maio pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Cultural, o projeto teve sua primeira edição na Praia Central, comemorando o Dia do Trabalhador. A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, levando diferentes linguagens artísticas diretamente aos bairros da cidade.
Nesta edição, a programação inclui pintura ao vivo, fotografia Lambe-Lambe, projeção de imagens, exposição de livros de autores locais e artesanato. O evento conta com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Escola PraDança, Associação de Moradores do Bairro São Judas Tadeu, Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB) e ABADÁ – Capoeira.
“O projeto visa democratizar o acesso ao direito à cultura, levando música, audiovisual, dança, teatro, artes populares, artes visuais, literatura e artesanato para os bairros. Nesta edição, atendemos uma demanda dos moradores do São Judas, reforçando a diversidade cultural dos artistas locais”, destacou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.
Programação
12h30 – Abertura oficial
12h40 – Josias Pimentel – Violão Popular Brasileiro
13h40 – Exibição do vídeo “Essencial – 20 anos de Skate de BC”
13h55 – Aula aberta de skate – Associação de Skate de BC
15h00 – Apresentação de dança – Escola PraDança
15h20 – Show musical – Família Caetano (violino, tenor e soprano)
16h20 – Contação de história “Ofélia – A Benzedeira” – Oyama Achcar
16h40 – Show musical – Cowboy Homem Banda
17h40 – Apresentação de Capoeira – Grupo ABADÁ
18h10 – Encerramento
Atividades culturais e interativas
14h00 – Pintura ao vivo com Ediomar Baleste, em homenagem a Anderson “Folha”
15h00 às 17h00 – Fotografia Lambe-Lambe com Bárbara Delais
Durante a tarde: pintura facial com alunos da Udesc/Cesfi, exposição de livros de autores locais, artesanato e projeção de fotografias da Câmara Setorial de Fotografia e da comunidade