Alunos de Balneário Camboriú apresentam sete projetos inovadores na Feira Regional de Matemática

Alunos de Balneário Camboriú apresentam sete projetos inovadores na Feira Regional de Matemática

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Feira Regional de Matemática BC,alunos Balneário Camboriú,projetos escolares,Polo de Altas Habilidades,educação matemática

Estudantes de Balneário Camboriú marcaram presença na 21ª Feira Regional de Matemática de Itajaí, apresentando sete projetos desenvolvidos no Polo de Altas Habilidades e nos Centros Educacionais Municipais (CEMs) Antônio Lúcio e Jardim Iate Clube. O evento foi realizado na quarta-feira (20), no Centro Integrado de Ensino Fundamental Mirian Geny Friedrichsen, em Balneário Piçarras.

A feira foi promovida pela Comissão Permanente da Feira Regional de Matemática (CPFRMat), com apoio da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (17ª CRE) e do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. Na próxima semana, a comissão realizará o sorteio dos trabalhos indicados pelos avaliadores. Os selecionados representarão a região na Feira Estadual, que acontecerá de 5 a 7 de novembro, em Pouso Redondo.

Projetos apresentados por Balneário Camboriú

Polo de Atendimento Especializado para Altas Habilidades/Superdotação

  • Fractais como portais do infinito: Olhares entre a arte e a matemática do corpo – alunas Ana Julia dos Santos Silva e Natália Weber da Silva; orientação da professora Amanda Siqueira Torres Cunha.

  • Criação de Board Games com desafios matemáticos – alunos Laura Sophia Oliveira Nonato e Estevão Ribas; orientação da professora Jaqueline Klein Galli.

  • Criação de jogos de tabuleiro com desafios matemáticos e aplicativos de suporte – alunos Mateus Andreatta Faber e Eduardo Patricio Pezzini; orientação da professora Jaqueline Klein Galli.

CEM Antônio Lúcio

  • A pesquisa no Ensino Fundamental: uma experiência de matemática aplicada e coletas de dados – alunas Bianca Lopes Fonseca e Sarah Regina de Amorim Mikley; orientação do professor Jackson de Oliveira.

  • O Ciclo do Feijão: experiência interdisciplinar entre ciências e matemática – alunos Nicolas Lima Motta Pizzute e Nicole Sauer Pereira; orientação do professor Jackson de Oliveira.

  • O jogo como ferramenta de ensino: materiais concretos e jogos didáticos para aprendizagem de matemática nos anos iniciais – idealizado e apresentado pelo professor Jackson de Oliveira.

CEM Jardim Iate Clube

  • A matemática por trás das apostas: como as bets ganham e o que o apostador não vê – alunos Davi Marin dos Santos e Leonel Rodrigues da Silva Junior; orientação do professor Murilo Renato Fermino Dias.

Para o coordenador técnico-pedagógico do Ensino Fundamental, Edenilton da Silva Muniz, acompanhar os estudantes na apresentação dos trabalhos reforça o potencial da matemática em transformar a aprendizagem em descoberta.

“Cada projeto mostra que a feira não é apenas um componente curricular, mas pode ser explorada de maneira interdisciplinar, criativa e acessível, dialogando com jogos, ciência, arte e tecnologias digitais”, comentou.

A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, ressaltou que a participação dos alunos evidencia o compromisso do município em estimular o protagonismo estudantil. “A feira permite que os alunos aprofundem suas ideias e conheçam outras experiências pedagógicas. Com a orientação dos professores, são incentivados a integrar matemática com outros temas, desenvolvendo projetos criativos e significativos”, destacou.

Feira Regional de Matemática BC,alunos Balneário Camboriú,projetos escolares,Polo de Altas Habilidades,educação matemática Feira Regional de Matemática BC,alunos Balneário Camboriú,projetos escolares,Polo de Altas Habilidades,educação matemática Feira Regional de Matemática BC,alunos Balneário Camboriú,projetos escolares,Polo de Altas Habilidades,educação matemática Feira Regional de Matemática BC,alunos Balneário Camboriú,projetos escolares,Polo de Altas Habilidades,educação matemática

Relacionados
plugins premium WordPress