Projeto “Árvore da Vida – Alicerce do Futuro” é lançado em Balneário Camboriú

Projeto “Árvore da Vida – Alicerce do Futuro” é lançado em Balneário Camboriú

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma árvore que conecta passado, presente e futuro. Esse é o conceito do projeto “Árvore da Vida – Alicerce do Futuro”, idealizado pelo artista visual, cantor, produtor cultural e pensador catarinense Evaldo Freygang Junior, proponente do projeto, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) 2025, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. A obra propõe – em um gesto poético e coletivo – registrar a memória da cidade de hoje com seus desejos de futuro e entregá-la às futuras gerações no ano de 2064, quando Balneário Camboriú completará seu centenário, as cápsulas deverão ser abertas.
O lançamento do projeto acontece nesta sexta-feira, dia 29 de agosto às 19h no Teatro Municipal Bruno Nitz, em Balneário Camboriú,  com a presença de autoridades, representações comunitárias e público geral.

Uma obra para atravessar o tempo
Mais do que um monumento, a Árvore da Vida será um marco simbólico temporal da cidade. Trata-se de uma obra de escultura cápsula do tempo, confeccionada em aço corten no formato estilizado de árvore, em sua base será instalada uma urna hermeticamente fechada, contendo 4 cápsulas do tempo lacradas, onde serão armazenadas 100 cartas mensagens da comunidade às gerações futuras. A escultura terá altura aproximada de 5,5m e pretende ser um ponto de encontro entre o tempo que vivemos e aquele que está por vir. Uma carta aberta ao futuro. A instalação da obra está prevista para acontecer em frente ao Teatro Municipal Bruno Nitz, espaço cultural de grande simbolismo para Balneário Camboriú.

Construção coletiva
O desenho da obra foi desenvolvido em parceria com o arquiteto e artista Luiz Daniel Bicudo Paranhos, coautor do projeto. O projeto reúne ainda uma equipe técnica e artística formada por Rose Spíndola, Dani Sousa, Dagma Castro, Felipe Guimarães, Emanuel Vasco Nunes, Marcelo Urizar e Simone Macedo, em um processo colaborativo que conduz o projeto até sua entrega total, traduzindo a ideia em forma e matéria.

Equipe técnica e artística formada por  Marlon Andrei, Felipe Guimarães, Daniel Paranhos (co-autor), Dani Sousa, Emanuel Vasco Nunes, Dagma Castro, Evaldo Freygand (autor) Rose Spindola e Simone Macedo

Legado afetivo e cultural
Para Evaldo Freygang, a obra representa permanência e transformação. Enraizada no solo da cidade e voltada para o céu, simbolizará a união entre natureza, arte e história. “Ela refletirá a paisagem agreste, as praias, os sonhos e os valores que moldam o presente e inspiram o por vir de Balneário Camboriú”, destaca o artista. Mais do que um marco físico, Evaldo define a Árvore da Vida como um legado afetivo.  “Como uma forma de registrar o que sentimos hoje e entregar essa memória ao futuro. Balneário Camboriú é feita de belezas naturais, mas também de pessoas, desejos e histórias que merecem atravessar o tempo”, afirma.

Simbolismo da Árvore da Vida
A Árvore da Vida está presente em diversas culturas e religiões no mundo todo, sempre como um símbolo sagrado, ainda que de formas diferentes, mas sempre ligado a terra, a eternidade e a jornada humana. Como por exemplo no Budismo é representada pelo local onde Buda recebeu uma iluminação; no Islã está presente no Alcorão e significa a imortalidade; já no Judaísmo aparece como um fértil jardim e significa sustento e nutrição. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, a Árvore da Vida também tem relação direta com sabedoria e imortalidade, é mencionada em Gênesis e no livro do Apocalipse e descrita, ou interpretada, como o símbolo da “bênção da graça de Deus ao homem e que lhe concede a vida eterna ao seu lado, bem como registra-se promessas de bem-aventuranças”.

Arquiteto e artista Luiz Daniel Bicudo Paranhos, coautor do projeto, com o artista visual, cantor, produtor cultural e pensador catarinense Evaldo Freygang Junior, proponente do projeto

Para a construção das cartas da comunidade, com os desejos de futuro da cidade, foram convidadas escolas, instituições e entidades, representações religiosas, artistas, autoridades e moradores, para constar participação ativa de toda a comunidade. Afinal, como reforça a equipe, “o futuro é uma construção coletiva — e a Árvore da Vida será o seu alicerce simbólico”.

Em suas palavras, Evaldo resume o espírito do projeto:
“Plantar essa árvore é oferecer ao tempo uma semente de memória, beleza e consciência. É um gesto para que as futuras gerações saibam que um dia sonhamos com um amanhã mais responsável, mais humano, mais inclusivo, mais justo e mais vivo.”

Serviço:
Lançamento: 29 de agosto às 19h
Local: Teatro Municipal Bruno Nitz
Endereço: Avenida Central nº 50 – (esquina rua 300)
Contato Evaldo: 47 98492-5222

Texto: Simone Macedo

Fotos: Marlon Andrei

 

Relacionados
plugins premium WordPress