Entre os dias 11 e 14 de setembro, a Prefeitura de Bombinhas promove a terceira edição do Festival do Mar, evento que celebra a relação histórica e cultural da cidade com o mar, reunindo grandes atrações nacionais, artistas locais, atividades esportivas e culturais.
Entre os destaques está a exposição “Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas”, projeto do fotógrafo Alvaro Fiore que reúne 20 registros documentais e artísticos sobre a maricultura. As imagens retratam a relevância sociocultural e econômica da atividade, destacando o trabalho dos maricultores locais.
Além da mostra, os visitantes poderão participar de apresentações e rodas de conversa com o fotógrafo e alguns dos maricultores retratados. As sessões ocorrem nos dias 11 e 12, a partir das 18h, e nos dias 13 e 14, entre 11h e 12h.
O projeto, que também conta com registros de Clarissa Herrig e Esteban Montecinos, tem curadoria de Lucila Horn, coordenadora do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA). As imagens incluem registros aéreos, terrestres e subaquáticos, proporcionando uma verdadeira imersão na atividade.
Para Fiore, a experiência foi transformadora:
“Os maricultores enfrentam muitos desafios: clima, vento, poluição e marés vermelhas. Foi uma grande descoberta entender esse universo e espero que o projeto leve consciência às pessoas sobre a importância dessa prática sustentável”, destacou.
A iniciativa é realizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com apoio do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Serviço
O quê: Exposição “Memórias Vivas do Mar: A Maricultura em Bombinhas”
Quando: de 11 a 14 de setembro (quinta a domingo)
Onde: Festival do Mar – Av. Flamboyant, 191 – Canto Grande, Bombinhas
Quanto: Entrada gratuita
Fotos: Alvaro Fiore