Marejada 2025 em Itajaí adota modelo público-privado para reduzir custos e garantir preços acessíveis

Marejada 2025 em Itajaí adota modelo público-privado para reduzir custos e garantir preços acessíveis

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A Marejada 2025 terá um novo formato de gestão, baseado em parceria público-privada, como forma de reduzir custos ao Município de Itajaí, valorizar o comércio local e garantir sustentabilidade ao evento. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo prefeito Robison Coelho, o secretário de Turismo e Eventos Ronaldo Jansson Junior e a superintendente das Fundações, Anna Carolina Martins. A festa acontece de 2 a 19 de outubro.

O modelo atrai investimentos privados e patrocínios de grandes empresas, como a Amstel e a Coca-Cola, totalizando cerca de R$ 5 milhões. Tradicionalmente, a Marejada custava cerca de R$ 5,5 milhões aos cofres públicos. Com a mudança, esse valor foi significativamente reduzido.

A vencedora do processo foi a Onzex Produções, que já garantiu aporte de R$ 800 mil ao Fundo do Turismo e assumirá as demais despesas estruturais da festa. À Prefeitura caberá a programação cultural e a limpeza do evento, enquanto a organização, estrutura e parte financeira ficam sob responsabilidade da empresa.

“Com planejamento, chegamos a uma modelagem mais sustentável, para que o Município gastasse menos recursos. Este ano vamos gastar muito menos e entregar muito mais. O retorno são preços promocionais e entrada gratuita”, destacou o prefeito Robison Coelho.

Além da economia, o modelo prevê condições mais vantajosas para o comércio local. A taxa de participação caiu de 40% para 15%, garantindo preços mais acessíveis ao público. Cada restaurante participante deverá oferecer ao menos um prato popular, reforçando o caráter democrático da festa.

A estratégia busca fortalecer Itajaí como destino de lazer e cultura, promovendo desenvolvimento econômico sustentável com maior participação da iniciativa privada.

“É respeito com o dinheiro público. Quando o parceiro privado organiza o evento, há economia aos cofres públicos e profissionalização da festa, promovendo nosso destino turístico”, acrescentou o secretário Ronaldo Jansson Jr.

O Município pretende expandir esse formato público-privado para outras celebrações importantes, como a Festa do Colono e o Carnaval, liberando recursos para áreas prioritárias como saúde e educação.

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