O 3º Fórum Catarinense de Proteção Animal, promovido pela Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc, acontece no dia 22 de outubro, a partir das 8h30, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento gratuito está com inscrições abertas no site da Escola do Legislativo (escola.alesc.sc.gov.br).
Entre os temas em debate, ganha destaque o manejo correto de cães da raça pitbull. A fundadora do projeto SOS Pitbull, de Garopaba, Tatiani Colares, será uma das palestrantes e apresentará o trabalho da ONG, que defende a correta aplicação da Lei do Pitbull, em favor da proteção dos animais e das pessoas.
Outro ponto da programação será a palestra de Vânia Nunes, vice-presidente do Grupo de Resposta aos Animais em Desastres (GRAD), sobre acolhimento de animais vítimas de desastres naturais.
A secretária de Proteção e Cuidado Animal da Prefeitura de Navegantes, Sol Dapper, trará um case de sucesso sobre como as administrações municipais podem se preparar para o atendimento seguro de animais domésticos e de rua.
O evento é organizado pelo deputado Marcius Machado (PL), presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Na edição passada, mais de 200 ativistas participaram das atividades.
Segundo o parlamentar, a iniciativa reforça a importância do debate no estado: “Nosso evento é uma oportunidade valiosa para ouvirmos especialistas, compartilharmos experiências e construirmos juntos soluções efetivas e sustentáveis para os desafios que enfrentamos. A causa animal é uma causa de todos, e o caminho para avançarmos passa pela conscientização, pela educação e pelo trabalho coletivo.”
Programação
7h30 – Início do credenciamento
08h30 – Abertura
09h – Manejo correto da raça pitbull: problemas e soluções, com Tatiane Colares Patriota
10h – Acolhimento de animais e destino: desafios no pós-desastres, com Vânia Nunes
11h – Atividade legislativa da proteção animal em Santa Catarina, com deputado Marcius Machado
14h – Ações da primeira secretaria de Proteção Animal de Santa Catarina, com Sol Dapper
15h – O GEDDA e novas perspectivas para o Direito dos Animais em Santa Catarina, com Simone Schultz, da 21ª Promotoria de Justiça de Joinville
16h – Mesa redonda: Proteção Animal Municipal, com mediação do deputado Marcius Machado e participação de Bruna Molz, Lena Périco, Vânia Costa e Liliane Freitas
17h – Experiência da proteção animal no Amazonas, com a deputada estadual Joana Darc