A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Educação, lançou no dia 11 de setembro o projeto “África em Nós: raízes, identidades e resistências”, integrado à PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola). A iniciativa tem como objetivo implementar ações nas escolas municipais para superar desigualdades étnico-raciais, incorporando a temática de forma prática ao currículo.
O lançamento ocorreu durante o I Seminário Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais, realizado no CIC, com participação de especialistas, professores e diretores da Rede Municipal de Ensino.
O secretário adjunto de Educação, Júlio Michael Borato, destacou que o fortalecimento de práticas educativas voltadas às relações étnico-raciais representa uma reparação histórica, valorização cultural e compromisso com a verdade, a justiça e a formação integral dos alunos. “Vivemos num país que foi edificado, em grande parte, com a força, o trabalho, o conhecimento e a criatividade de povos africanos. Da agricultura às artes, da música à matemática, da culinária às danças, das religiões às tecnologias, a contribuição africana está presente em cada canto da nossa sociedade”, afirmou.
Para a diretora de Gestão Escolar, Eliane Coimbra, o seminário foi uma oportunidade de reflexão e construção coletiva. “Juntos queremos construir uma educação mais inclusiva, consciente e transformadora”, pontuou.
Júlio Michael acrescentou que foi elaborado um extenso plano de ação a ser aplicado nas unidades de ensino do município, visando consolidar uma educação antirracista e democrática, conforme as orientações nacionais e normativas locais.