O evento das Competições Senac, realizado no Riocentro, Rio de Janeiro, recebeu cerca de 4 mil pessoas por dia.
“Fazemos o extraordinário acontecer”: essa foi a mensagem central do vídeo de lançamento das Competições Senac 2025, e a promessa se cumpriu com o desempenho de 109 alunos da instituição, representando 23 estados e o Distrito Federal, entre 18 e 20 de setembro, durante a quinta edição do evento, a primeira sediada no Rio de Janeiro.
Empresários, profissionais da educação, estudantes em caravanas, familiares e colaboradores do Sistema Comércio acompanharam de perto as provas em 10 ocupações do comércio, que simularam desafios complexos do mercado de trabalho.
“As Competições Senac são o maior evento brasileiro de educação profissional voltada ao comércio. Mais que uma vitrine de talentos, representam uma jornada”, destacou o diretor-geral do Senac Nacional, Marcus Fernandes, na cerimônia de encerramento no domingo, 21, após agradecer o apoio do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Foram anunciados os alunos e docentes que se destacaram nas diversas categorias. Os medalhistas de ouro das sete ocupações que representarão o Brasil na WorldSkills Competition (WS) 2026, em Xangai, China, são: Karol Casique da Silva (Amazonas) em Florista; Matheus Henrique da Silva (Paraná) em Serviço de Restaurante; Veronyck Cristina da Silva (Minas Gerais) em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Angélica China Matsuda (Paraná) em Cabeleireiro; e três jovens do Rio Grande do Sul: Natalia da Rosa Corso em Recepção de Hotel, Maria Eduarda da Silveira em Estética e Bem-Estar e Gustavo Ramos Argould em Cozinha.
Nas ocupações estreantes de 2025, todos os campeões de ouro são do Rio Grande do Sul: Vinicius Alves Fantim em Aplicações Web e Mobile; Bruno Cesar Souza em Desenvolvimento de Sistemas; e Beatriz Ribeiro dos Santos em Confeitaria.
“Cada medalha é fruto de meses ou anos de dedicação. Por trás de cada desempenho de excelência estão nossos docentes, experts e avaliadores, que trabalharam incansavelmente nos bastidores”, enfatizou Marcus Fernandes.
Para José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, as competições representam um legado do Sistema Comércio à sociedade. Durante o evento, medalhas de prata e bronze foram entregues, além de 30 medalhas de excelência e homenagens a competidores e docentes destacados pelo espírito de colaboração, engajamento e ética.
O alto nível da disputa foi evidenciado quando alguns avaliadores declararam empates, compartilhando medalhas de bronze em Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar e Cabeleireiro, e medalha de prata em Desenvolvimento de Sistemas.
Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, ressaltou a superação e emoção vivenciadas pelos alunos: “O que aconteceu nestas Competições superou as expectativas. Todos demonstraram excelência, paixão, força e criatividade”.
O encerramento contou com a presença de lideranças do Sistema Comércio, diretoras do Senac Nacional, presidentes de federações estaduais do comércio e diretores do Sesc e Senac regionais, entregando medalhas aos competidores e docentes premiados.
O cantor e compositor Diogo Nogueira animou os cerca de 600 convidados com um show especial durante a cerimônia de encerramento.
Durante o evento, foi feito o pré-lançamento da campanha de celebração dos 80 anos do Senac, que será implementada em 2026. Segundo Marcus Fernandes, o mote “A gente se vê amanhã” simboliza o espírito das competições e a visão de futuro da instituição.
Confira a cobertura completa da cerimônia no site e nas redes sociais do Senac Brasil.
Angélica Matsuda, Paraná, Cabeleireiro
Gustavo Ramos Argould, Rio Grande do Sul, Cozinha
Karol Casique da Silva, Amazonas, Florista
Maria Eduarda da Silveira, Rio Grande do Sul, Estética e Bem-Estar
Matheus Henrique da Silva, Paraná, Serviço de Restaurante
Natalia da Rosa Corso, Rio Grande do Sul, Recepção de Hotel
Veronyk Cristina da Silva, Minas Gerais, Cuidados de Saúde e Apoio Social