O 13º Acampamento Farroupilha de Balneário Camboriú, realizado entre os dias 19 e 28 de setembro, reuniu cerca de 120 mil pessoas em dez dias de celebração da cultura gaúcha, marcada por música, dança e gastronomia típica. Esta foi a maior edição já realizada no município, encerrada com dois festivais culturais no último fim de semana.
Com entrada gratuita, o evento aconteceu em frente à Praça das Bandeiras, no Bairro dos Estados, em uma estrutura ampliada para receber os 18 grupos tradicionalistas que montaram seus piquetes.
O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, destacou que a edição de 2025 superou todas as anteriores em público e programação artística.

“Os festivais também foram históricos, ambos realizados pela primeira vez após a sanção da lei pela prefeita Juliana Pavan, que os incluiu no calendário oficial do município. O Balne’Art e o Terral da Canção Gaúcha tiveram um número recorde de inscrições, atraindo participantes de todo o Estado e até de fora de Santa Catarina. Além de valorizar a tradição, o evento ajudou a movimentar a economia local, beneficiando os grupos que participam do edital gastronômico e financiam suas atividades ao longo do ano”, afirmou Schroeder.
Considerado um dos maiores acampamentos farroupilhas do Brasil, o evento é organizado em parceria com a Associação Gaúcha de Entidades Tradicionalistas de Santa Catarina (AGETSC).
Para o presidente da AGETSC, Juan Daniel Isernhagen, a 13ª edição foi a melhor já realizada, com mais de 600 inscrições de músicos e poetas interessados em participar do Terral da Canção Gaúcha.
“Essa parte cultural foi fundamental: tivemos recorde de inscrições, qualidade musical e excelentes apresentações. Estamos muito felizes com a repercussão. Bandas e artistas querem estar em Balneário Camboriú e participar dessa festa, que já é referência. O público compareceu em peso, mais de 100 mil pessoas em dez dias, e tudo ocorreu sem incidentes. Foi uma festa da família, da cultura e da tradição”, destacou Isernhagen.


Acampamento Farroupilha
O evento é alusivo à Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, no Rio Grande do Sul, e encerrada em 1845. Contra o governo imperial, foi uma das mais longas rebeliões da história do Brasil. No Rio Grande do Sul, o dia 20 de setembro é feriado e marca o encerramento dos festejos farroupilhas em diversas cidades.







