Santa Catarina reforça segurança da 40ª Oktoberfest de Blumenau com tecnologia de reconhecimento facial

Santa Catarina reforça segurança da 40ª Oktoberfest de Blumenau com tecnologia de reconhecimento facial

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Oktoberfest Blumenau segurança,reconhecimento facial Santa Catarina,tecnologia SSP-SC

O Governo de Santa Catarina vai utilizar tecnologia de reconhecimento facial para reforçar a segurança durante a 40ª Oktoberfest de Blumenau, que acontece de 8 a 26 de outubro. A ação, inédita nesta escala, será conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e abrangerá o parque Vila Germânica e a Rua XV de Novembro, por meio de câmeras equipadas com inteligência artificial para identificar pessoas com pendências judiciais.

Pela primeira vez, os equipamentos estarão integrados à base oficial de imagens da SSP-SC, aumentando a eficiência no cruzamento de informações com bancos de dados institucionais. Além disso, 15 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial serão instaladas na Rua XV de Novembro, palco dos tradicionais desfiles. No parque e arredores, parte das 330 câmeras de videomonitoramento será configurada com o mesmo recurso, e drones auxiliarão na identificação de indivíduos procurados.

O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Flávio Graff, destacou que a iniciativa garante mais segurança aos visitantes e serve como teste para o futuro sistema estadual de reconhecimento facial. Segundo ele, os resultados obtidos em eventos anteriores comprovam a eficácia da tecnologia, que já resultou em diversas prisões.

“A Oktoberfest de Blumenau será monitorada com o que há de mais moderno em tecnologia de reconhecimento facial. Isso reforça o trabalho de quase 400 profissionais das forças de segurança e garante resposta mais rápida às ocorrências”, afirmou o coronel Graff.

O secretário também informou que o Governo do Estado realizou pregão para selecionar três empresas responsáveis pelo início do Projeto Reconhecimento Facial (ProRef). Ele orientou que os municípios aguardem a implementação estadual antes de investir em soluções próprias, já que o novo software permitirá a integração das câmeras locais ao Sistema de Segurança Pública (SISP).

O sistema opera com câmeras inteligentes que captam rostos em tempo real, cruzando as imagens com bancos de dados da Segurança Pública. Caso haja correspondência, a central de monitoramento aciona a equipe mais próxima para abordagem.

Eventos anteriores, como o Carnaval de Florianópolis, a Festa do Pinhão, em Lages, e o aniversário de Balneário Camboriú, já comprovaram a eficiência do recurso, com mais de 15 prisões e identificação de pessoas desaparecidas. Em Lages, por exemplo, a divulgação do uso do sistema reduziu drasticamente os furtos após o primeiro dia de festa.

O governador Jorginho Mello autorizou investimento de R$ 40 milhões para a primeira fase do ProRef, que atenderá 60 municípios catarinenses com mais de 26,5 mil habitantes — responsáveis por 76% da população e 73% dos homicídios registrados em 2024. A meta é instalar 1.000 câmeras com inteligência artificial e, em seguida, construir 10 centros de processamento em todo o Estado, ampliando o sistema de segurança e integração tecnológica.

Relacionados
plugins premium WordPress