Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta “La Folia” no Teatro do CIC em Florianópolis com repertório de Corelli a Gershwin

Orquestra Filarmônica Catarinense apresenta “La Folia” no Teatro do CIC em Florianópolis com repertório de Corelli a Gershwin

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Orquestra Filarmônica Catarinense,concerto Florianópolis,Pablo Rossi

Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) realiza o concerto “La Folia: Grand Tour Musical – Entre Tradições e Revoluções” no próximo dia 26 de novembro, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis. O espetáculo terá a participação do pianista Pablo Rossi e do Coral Infantojuvenil do Projeto “Música para Mudança”. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial.

O programa propõe uma jornada musical que percorre séculos e estilos, do barroco à modernidade, explorando os limites entre a razão e o delírio, a ordem e o caos. Inspirado no tema ancestral da “Folia”, que remete à dança e ao êxtase coletivo, o concerto questiona: afinal, o que é loucura? E onde ela habita, no indivíduo ou na sociedade?

Para o pianista Pablo Rossi, o concerto é uma celebração da diversidade musical e da força transformadora da arte. “‘La Folia’ é um estado de espírito. Neste programa, a música revela tanto o delírio criativo quanto a beleza que nasce do caos. É um convite para redescobrir o prazer de se deixar levar pela música”, declara.

A apresentação ganha contornos especiais após a estreia histórica de Pablo Rossi na Filarmônica de Berlim, onde o pianista atuou como solista no icônico Grosser Saal, para um público de 2.300 pessoas. Acompanhado pela Sinfonie Orchester Berlin, sob regência do maestro Christian Köhler, Pablo interpretou o Concerto nº 1 de Franz Liszt e encerrou a noite com dois bis de obras de Heitor Villa-Lobos, levando à plateia um emocionante toque de brasilidade. Desde 1995, nenhum pianista brasileiro havia se apresentado como solista na grande sala da Filarmônica de Berlim, tornando o feito um marco inédito para o piano nacional.

O repertório do concerto em Florianópolis inclui obras como “La Folia”, de Corelli/Geminiani; “Congada” e “Festa na Bahia”, de Francisco Mignone; “Oração ao Toreador”, de Joaquín Turina; o Concerto em Ré Maior para Cordas “Basle”, de Igor Stravinsky; o icônico “Bolero”, de Maurice Ravel; “Valsa do Imperador”, de Strauss/Schoenberg; e a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin.

Serviço
Concerto: La Folia: Grand Tour Musical – Entre Tradições e Revoluções
Data: 26 de novembro (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Ademir Rosa (CIC) – Florianópolis
Ingressos: Site oficial

Relacionados
plugins premium WordPress