O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o Brasil pode atingir a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros já em 2025 — três anos antes da meta original, prevista para 2028. A estimativa acompanha o ritmo histórico registrado em 2025, com chegada recorde de visitantes internacionais.
De janeiro a outubro, o país recebeu 7,68 milhões de turistas estrangeiros, superando todo o volume registrado em 2024, até então o maior da série histórica. Para Sabino, o desempenho mostra que 2025 tende a ser um dos anos mais expressivos para o turismo nacional. Ele destacou os números durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido de Belém (PA), onde cumpre agenda na COP30.
“O recorde anterior era 6,6 milhões e atingimos mais de 7 milhões em meados de setembro, faltando ainda três meses e meio para terminar o ano. Estamos projetando que o Brasil receba, até dezembro, cerca de 10 milhões de turistas estrangeiros”, afirmou.
O acumulado até outubro representa alta de 42,2% em relação ao mesmo período do ano anterior — quando o país registrou 5,4 milhões de visitantes. Apenas em outubro, foram 587 mil chegadas, um crescimento de 15,4% na comparação com o mesmo mês de 2024, que contabilizou 508 mil entradas.
Para dimensionar a relevância do marco, Sabino ressaltou que o recorde supera até momentos em que o Brasil sediou grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. “É uma marca há poucos meses inimaginável. Poucos acreditavam que o Brasil pudesse chegar a esse patamar. Vamos nos tornar a quarta potência turística das Américas, atrás apenas de Estados Unidos, Canadá e México”, destacou.
Sabino afirmou ainda que o governo trabalha para um crescimento ainda maior. “Elaboramos o Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, em 2023, e estamos executando rigorosamente. Temos antecipado ações, programas e metas. Há muito a avançar, mas estamos trabalhando, talvez como nunca antes, e os resultados estão aparecendo”, disse.
INVESTIMENTOS E PROJETOS — O ministro também apresentou investimentos dedicados à infraestrutura turística privada. “Estamos financiando projetos por meio do Fundo Getúlio, do Ministério do Turismo. Já são mais de R$ 2 bilhões aplicados em construção de hotéis, bares, restaurantes, pousadas, transportadoras, agências e operadoras de viagens”, explicou.
AMBIENTE FAVORÁVEL — Sabino destacou o fortalecimento de um ambiente positivo para investimentos no setor. “No ano passado, o Brasil foi o país que mais recebeu investimento estrangeiro. Criamos um guia de investimento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), com a ONU Turismo e com programas como Conheça o Brasil Voando, Conheça o Brasil Realiza e Conheça o Brasil Cívico. Agora estamos implementando um programa com desconto de 15% em hotéis para mulheres que viajam sozinhas e para professores da rede pública”, acrescentou.
QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram do programa desta segunda-feira (17): Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), Rádio CBN Amazônia (Manaus/AM), Rádio 98 News (Belo Horizonte/MG), Portal Correio da Manhã (Rio de Janeiro/RJ), Rádio TV Metropolitana (Piracicaba/SP), Rádio Asa Branca (Salgueiro/PE), Jornal Correio do Povo (Porto Alegre/RS) e Rádio Liberal (Belém/PA).






