Balneário Camboriú reduz tempo de abertura de empresas para apenas cinco horas

Balneário Camboriú reduz tempo de abertura de empresas para apenas cinco horas

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
abertura de empresas Balneário Camboriú,Regin 2.0,viabilidade automática,modernização empresarial SC

O tempo médio para abertura de empresas em Balneário Camboriú caiu de três dias e 20 horas, em julho de 2025, para apenas cinco horas em outubro, representando uma redução de 95%. A mudança é resultado da modernização dos processos de licenciamento empresarial implementada pela prefeitura, com destaque para o sistema Regin 2.0 e a viabilidade automática.

A etapa de viabilidade, que anteriormente demandava três dias e 19 horas, agora é concluída em apenas três horas, graças à inteligência artificial utilizada pelo novo sistema, que realiza análise automática dos pedidos e elimina a tramitação manual entre setores. Após a viabilidade, a fase de registro requer cerca de duas horas, possibilitando a formalização da abertura da empresa quase sempre no mesmo dia.

A secretária da Fazenda, Magda Bez, reforça que a transformação digital atendia a uma demanda antiga dos empreendedores:
“Conseguimos concretizar uma mudança que o setor aguardava há anos. A redução do tempo de abertura de empresas fortalece o ambiente de negócios e demonstra que é possível aliar tecnologia à desburocratização, tornando Balneário Camboriú mais competitivo e atrativo para novos investimentos”, afirmou.

Regin 2.0
O sistema Regin 2.0 começou a ser implantado em agosto, com a viabilidade automática em operação. Ele substitui processos manuais por análise inteligente, mantendo a interface de acesso para contribuintes, mas acelerando significativamente a resposta e facilitando a formalização de novos negócios.

Relacionados