A modernização do sistema de coleta de resíduos de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, avança com a instalação de 14 novos contentores subterrâneos, cada um com capacidade para mil litros. A implantação ocorre na área central da cidade, nas proximidades da Igreja Matriz Santa Inês — um ponto estratégico e de grande circulação. A medida, determinada pelo Governo Municipal, aprimora a estética urbana, reforça a segurança e contribui diretamente para a saúde pública.
Implantados pela concessionária Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento, os novos equipamentos estão sendo instalados em quatro locais: oito lixeiras na Rua 1000, duas na Rua 908, duas na Rua 1520 e duas na Rua 1500. Com a ampliação, Balneário Camboriú passa a contar com 48 contentores subterrâneos ao todo.
A prefeita Juliana Pavan destaca que a medida fortalece o trabalho das forças de segurança no município. Segundo ela, “os contentores deste tipo impedem que sejam usados para esconder drogas ou outros materiais ilícitos, coibindo práticas criminosas. Por isso, a instalação também atende a um pedido da Polícia Militar”. A prefeita reforça que todos os custos serão integralmente absorvidos pela Prefeitura, sem repasses aos contribuintes.
Instalados abaixo do nível do solo, esses contentores deixam visíveis apenas as estruturas superiores — as chamadas lixeiras, onde a população deposita os resíduos. “Chamamos de ‘lixeiras’ as entradas de descarte, que ficam na superfície e permitem que o morador deposite o lixo diretamente no contentor subterrâneo. Todo o sistema é vedado, não emite odor e tem design discreto, integrado ao ambiente urbano”, explica Yasmim Manzor, coordenadora do Programa Recicla BC.
Os antigos contentores retirados para dar lugar aos novos foram realocados para os bairros Municípios, Vila Real e Jardim Iate Clube, atendendo a pedidos dos moradores.
Locais que já possuem contentores subterrâneos em Balneário Camboriú:
Avenida Atlântica – próximo ao teleférico – quatro lixeiras
Avenida Atlântica – frente ao Calçadão da Central – quatro lixeiras
Avenida Brasil, esquina com Rua 10 – quatro lixeiras
Rua 51 – quatro lixeiras
Avenida Atlântica – Praça da Mão / Praça Kurt Amann – duas lixeiras
Avenida Central – Teatro Bruno Nitz – duas lixeiras
Praça Higino João Pio – duas lixeiras
Avenida Atlântica – trecho entre as Ruas 4400 e 4600 (nova orla) – 12 lixeiras
Mais informações podem ser obtidas pelos canais da Ambiental:
Telefone: 0800 000 2675
WhatsApp: (47) 99963-5900
WhatsApp Recicla BC: (47) 99647-9495
Site: www.ambiental.sc
Instagram: @ambientalcombc
E-mail: atendimento@ambiental.sc







