Os sons do berimbau, atabaque e caxixi preencheram o auditório da Secretaria de Educação nesta sexta-feira (28). Professores de educação física da rede municipal participaram de um workshop e aprenderam como a capoeira pode se tornar uma ferramenta pedagógica poderosa no desenvolvimento dos alunos, incentivando sua implementação no cronograma escolar.
O evento destacou a bagagem histórica da capoeira e a apresentou como um instrumento de desenvolvimento corporal e motor, além de trabalhar a musicalidade e promover reflexões sociais dentro das salas de aula. “A capoeira exige respeito ao próximo. Ensina a ver o outro como par, e não adversário”, explicou Alan de Jesus, professor de capoeira e ministrante do workshop.

A iniciativa foi realizada em parceria entre o Conselho Regional de Educação Física (CREF) e a Secretaria Municipal de Educação. “Esse workshop apresenta a capoeira como mais uma técnica pedagógica a ser aplicada nas unidades de ensino”, afirmou Edvane Severino, Supervisor do Esporte Escolar de Itajaí.







