João Carlos Batista dos Santos assumiu oficialmente, nesta quarta-feira (8/1), a presidência da Associação Madre Teresa para o biênio 2026–2027. Empresário e integrante da diretoria desde a fundação da entidade, ele inicia o novo ciclo com o compromisso de dar continuidade às ações sociais e ampliar o número de associados.
A posse marca a sequência de uma trajetória pautada pela solidariedade, transparência e forte participação comunitária. À frente da Associação, João Carlos Batista dos Santos reforça o compromisso de manter e fortalecer o trabalho já desenvolvido, especialmente os eventos solidários que integram o calendário da comunidade nos municípios atendidos pela AMT e que se consolidaram como referência em mobilização social e arrecadação de recursos.
Entre as prioridades da nova gestão está a ampliação do quadro de associados, com maior participação de pessoas físicas e jurídicas, fortalecendo a rede de apoio que sustenta os projetos sociais e estruturais apoiados pela entidade.
“A Associação Madre Teresa tem um legado muito sólido. A missão agora é cuidar desse trabalho, dar continuidade ao que já funciona muito bem e abrir espaço para que mais pessoas e empresas caminhem conosco”, destaca o novo presidente.
A nova gestão reafirma o compromisso com a transparência, o diálogo com a comunidade e a atuação conjunta com voluntários, parceiros e instituições públicas e privadas, mantendo a Associação como referência em cuidado, acolhimento e humanização.
Entrevista com o novo presidente
O empresário João Carlos Batista dos Santos responde às primeiras perguntas oficialmente à frente da Associação Madre Teresa.
Como será sua gestão?
Segundo ele, a gestão será pautada na continuidade. “Faço parte da diretoria desde a fundação da AMT. Nosso foco, inclusive descrito em estatuto, é contribuir com as necessidades dos pacientes do Hospital Marieta. O que quero reforçar é a ampliação do número de associados. Para isso, faremos visitas a todos os prefeitos da Amfri, já que são dessas cidades que chegam os pacientes que utilizam o nosso ‘hospital regional’ e, consequentemente, a Casa de Acolhimento.”
Quais ações e eventos do calendário da AMT devem ser mantidos?
“Todos os eventos tradicionais serão mantidos. Eles já fazem parte do nosso calendário e a comunidade os aguarda. Vamos tentar incluir algumas novidades, sempre com foco na arrecadação de fundos para auxiliar a entidade, formada basicamente por voluntários que entendem a importância de unir forças pelo bem de Itajaí e região.”
Como pessoas físicas e jurídicas podem se tornar associadas?
“Basta procurar nosso time, entrar em contato pelas redes sociais ou via WhatsApp e manifestar interesse. A equipe encaminhará as informações, convidará para uma visita à Casa de Acolhimento e fornecerá todas as orientações necessárias.”
Qual mensagem o senhor deixa para a comunidade neste início de gestão?
“A AMT contribui diretamente com o Hospital Marieta, que atende mais de 90% dos pacientes pelo SUS. Com nosso apoio, esses pacientes contam com melhores condições e atendimento humanizado. Já realizamos reformas de alas, instalação de ar-condicionado, aquisição de poltronas, pintura de espaços, além da manutenção da Casa de Acolhimento, do Banco de Perucas e do Banco Ortopédico. São muitas ações que continuarão sob o guarda-chuva da Associação Madre Teresa.”






