Prefeitura de Itapema inicia recadastramento imobiliário para atualizar dados urbanos e planejar o crescimento da cidade

Prefeitura de Itapema inicia recadastramento imobiliário para atualizar dados urbanos e planejar o crescimento da cidade

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
recadastramento imobiliário Itapema,cadastro de imóveis,mapeamento urbano,Prefeitura de Itapema

A Prefeitura de Itapema iniciará, a partir da próxima semana, o recadastramento imobiliário no município. Para a execução dos trabalhos, após procedimento licitatório, foi contratada a empresa Geomais Geotecnologia Ltda., especializada em serviços de geotecnologia e mapeamento.

Nesta etapa, cerca de cinco mil imóveis, entre terrenos e edificações, serão contemplados com a visita dos cadastradores, que estarão devidamente identificados, uniformizados e portando crachá de identificação.

O projeto de mapeamento tem como objetivo recadastrar todos os imóveis existentes no perímetro urbano e coletar informações que possibilitem à Administração Municipal planejar suas ações de forma mais eficiente, promovendo um desenvolvimento urbano equilibrado e melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

O que informar ao cadastrador?

Durante as visitas, poderão ser solicitadas as seguintes informações:

  • Dados sobre o imóvel, como características do terreno, construções existentes e atividades eventualmente exercidas no local;

  • Informações do proprietário ou responsável pelo lote, como nome completo e CPF, sempre que solicitado.

Neste recadastramento, serão coletadas características do terreno e das construções, realizada a medição da área construída, identificadas as atividades desenvolvidas no imóvel, além do registro de fotografias da fachada das edificações e das vias públicas.

Com base nas fotografias aéreas e no levantamento cadastral, será elaborado o mapeamento digital de Itapema, contendo curvas de nível que representam o relevo do município, rios, ruas, praças, parques, edificações, limites de terrenos e demais componentes físicos da cidade.

Os dados levantados, juntamente com as informações já existentes na Prefeitura, irão compor um banco de dados que será utilizado por setores como FAACI, Defesa Civil, Planejamento Urbano e Obras, com o objetivo de tornar a gestão pública mais assertiva no atendimento às necessidades e demandas da população.

A Administração Municipal reforça que a participação dos munícipes é fundamental para o sucesso do projeto, especialmente para permitir a medição da área construída externa dos imóveis.

Dúvidas ou esclarecimentos podem ser obtidos junto à Secretaria de Finanças, no Setor de Cadastro, pelo telefone (47) 3268-8055, disponível para ligação e WhatsApp.

Relacionados