Itajaí zera fila de exames de raio-X e passa a realizar agendamentos diretamente nas UBS

Itajaí zera fila de exames de raio-X e passa a realizar agendamentos diretamente nas UBS

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Itajaí,raio-X,fila de exames,saúde pública,UBS

A espera por exames de raio-X em Itajaí chegou ao fim. Na última sexta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais de 7 mil agendamentos, número que corresponde à totalidade de cidadãos que aguardavam pelo exame neste mês de janeiro. Com a fila zerada, os pacientes passam a solicitar o agendamento diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O acúmulo de exames vinha desde 2024. Em janeiro de 2025, a fila de espera era de 12.366 pessoas em Itajaí. Em razão da alta demanda e da falta de continuidade de contratos, o número ultrapassou 14 mil exames de raio-X ao longo de 2025. Com a retomada gradual dos procedimentos, a espera foi reduzida para cerca de 7 mil exames no início de 2026. Para normalizar a situação, uma força-tarefa foi realizada pelos servidores da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação, resultando na eliminação total da fila.

“Começamos o ano com uma boa notícia para a população e para a saúde de Itajaí e dos itajaienses. Zeramos a fila de espera do raio-X. Essa é mais uma das heranças negativas que recebemos no início da gestão e que agora recebeu uma solução efetiva”, destacou o prefeito Robison Coelho.

A ação não exigiu aumento de gastos públicos. O mutirão foi viabilizado por meio do remanejamento responsável dos recursos já previstos em contrato. Os agendamentos realizados na última sexta-feira projetam a realização dos exames até o dia 19 de fevereiro. Os pacientes estão sendo chamados conforme os dados de contato informados nas UBS, sendo fundamental manter o cadastro atualizado.

“Agradecemos a todos os profissionais envolvidos, cujo empenho e compromisso tornaram possível este resultado e garantiram a realização dos exames aos nossos pacientes. Nosso compromisso segue firme em organizar as filas, ampliar o acesso aos serviços e cuidar melhor da saúde da população, sempre com transparência, responsabilidade e respeito ao recurso público”, avaliou a secretária de Saúde, Mylene Lavado.

Relacionados