52% dos brasileiros afirmam que a saúde mental é hoje sua maior preocupação, segundo o Ipsos Health Service Report 2025. Em Balneário Camboriú, o Auris Residenze, do Fischer Group, incorpora monitoramento de CO₂ e renovação contínua do ar com filtragem, integrados desde a concepção do edifício.
Janeiro, 2026 — O ar que circula dentro dos edifícios passou a ser tratado como um fator relevante para a saúde e o bem-estar em escala global. No Brasil, segundo o Ipsos Health Service Report 2025, 52% dos brasileiros afirmam que a saúde mental é hoje sua maior preocupação, percentual que quase triplicou em relação a 2018. Em paralelo, estudo científico internacional “Carbon Dioxide Concentrations and Cognitive Performance in Indoor Environments”, publicado em 2025 pelo Center for Healthy Buildings, da Harvard T.H. Chan School of Public Health, comparou a exposição a níveis de 3.000 ppm e 900 ppm de dióxido de carbono ao longo de oito horas, indicando queda direta na capacidade de decisão e aumento da fadiga mental em ambientes saturados.
No Brasil, o Auris Residenze, do Fischer Group, empreendimento em fase de pré-lançamento em Balneário Camboriú, concebeu o primeiro “edifício-árvore” do Brasil e o projeto foi desenhado desde a origem para promover qualidade de vida e bem-estar aos moradores, incorporando soluções que vão além da estética e da verticalização. O edifício, em fase de pré-lançamento, obteve a pré-certificação WELL Building Standard (focada na saúde do ocupante) e a LEED (focada em sustentabilidade), operando com sistemas de renovação contínua de ar e filtragem na admissão.
O Auris Residenze terá monitoramento de CO₂ nos apartamentos, áreas comuns e garagens, aliado a um sistema de renovação contínua do ar com filtragem na admissão, que reduz a sensação de ambientes carregados e contribui para conforto respiratório e mental, mesmo com janelas fechadas e o ar-condicionado em funcionamento. O projeto incorpora ainda soluções de conforto térmico e eficiência energética, com redução estimada de até 42% no consumo de ar-condicionado e 26% no consumo geral de energia, além de reaproveitamento de águas cinzas e pluviais, com potencial de economia de até 52% no uso de água. Soma-se a isso um sistema de filtragem que garante água potável de alta qualidade em todos os ambientes, inclusive como contingência em eventuais falhas no abastecimento público.
Além disso, o projeto assinado pelo escritório italiano Archea Associati, liderado pelo arquiteto Marco Casamonti, recebeu menção honrosa no International Architecture Awards 2025, uma das premiações mais relevantes do setor, concedida pelo The Chicago Athenaeum em parceria com o European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies.
“O mercado imobiliário ainda opera, em grande parte, pela lógica de status e da altura. Esse modelo segue vigente, mas não responde às demandas que já se impõem para o futuro. Partimos do princípio de que a saúde e o bem-estar do morador serão os principais valores da próxima década. O Auris nasceu com a proposta de ser atemporal, para permanecer atual daqui a 10 ou 15 anos, quando muitos projetos ainda estarão em fase de adaptação a essa mudança de paradigma. Ao antecipar essas soluções, entregamos qualidade de vida e ativos mais resilientes, com maior potencial de valorização ao longo do tempo”, afirma Cláudio Fischer, CEO do Fischer Group.
Sobre o Fischer Group
Focado em projetos ousados e visão empreendedora marcada por gerações, a história do Fischer Group tem relação direta com o desenvolvimento da cidade catarinense de Balneário Camboriú, e iniciou na década de 50 com a inauguração do primeiro hotel de luxo da cidade, o Hotel Fischer, um marco para hotelaria local e nacional na época e que recebeu grandes personalidades públicas e celebridades. A marca Fischer seguiu em renovação e, por meio de especializações e estudos intensos no Brasil e no exterior, trouxe na terceira e na quarta geração, a missão de propagar o “novo luxo” diretamente relacionado à qualidade de vida. Por meio de parcerias com grandes marcas da construção civil, executou empreendimentos diferenciados e de alto padrão como o Terraço Boa Vista e o Fischer Dreams, que está sendo erguido no mesmo local do antigo hotel, além de estar desenvolvendo projetos como o Casa Cubo e o Casa Estaleiro. Auris Residenze entra no mercado como uma “obra-prima da arquitetura viva” e consolida ainda mais o Fischer Group no mercado de empreendimentos ao estilo “boutique”.
https://www.fischergroup.com.br/






