Hospital Infantil de Joinville realiza mutirão de cirurgias de coluna com especialistas do Brasil e dos EUA

Hospital Infantil de Joinville realiza mutirão de cirurgias de coluna com especialistas do Brasil e dos EUA

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Hospital Infantil de Joinville,Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria,cirurgias de coluna em crianças,mutirão de cirurgias de coluna,escoliose infantil,saúde pública em Santa Catarina,SUS pediátrico,Global Spine Outreach,cirurgias ortopédicas pediátricas,tratamento da escoliose,ortopedia infantil,Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina,hospital público em Joinville,cirurgia de coluna pelo SUS,referência em pediatria Santa Catarina

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, unidade do Governo do Estado de Santa Catarina, realizou a 9ª edição do Mutirão de Cirurgias de Coluna, iniciativa que reúne especialistas do Brasil e dos Estados Unidos com o objetivo de devolver qualidade de vida a crianças e adolescentes com deformidades na coluna vertebral.

Nesta edição, 11 crianças foram submetidas a procedimentos cirúrgicos e outras 18 receberam atendimento ambulatorial especializado. Segundo o ortopedista do hospital e coordenador da campanha, Dr. Ricardo Acácio, o foco da ação vai além da cirurgia. “O grande objetivo é o diagnóstico precoce, o melhor tratamento possível e oferecer às crianças de Santa Catarina o que há de mais moderno nas técnicas cirúrgicas”, destacou.

Além de reduzir a fila de espera, o projeto tem impacto direto na reabilitação física e social dos pacientes. Desde o início da iniciativa, já foram realizados 89 procedimentos cirúrgicos, contribuindo de forma significativa para a diminuição do tempo de espera por esse tipo de atendimento no estado.

A ação é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a organização filantrópica internacional Global Spine Outreach (GSO), referência mundial em cirurgias de coluna.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, ressaltou a importância da iniciativa. “O hospital infantil de Joinville é referência para Santa Catarina e também para o Brasil, com equipe especializada e dedicada. Essa estratégia se soma às ações desenvolvidas na unidade. Investir em cirurgia de coluna em crianças é devolver qualidade de vida para toda a família”, afirmou.

A escoliose, principal condição atendida pelo mutirão, é caracterizada por uma curvatura anormal da coluna, que pode causar inclinação lateral do corpo, dores nas costas e alterações na estrutura anatômica. A doença tem tratamento e, quando diagnosticada precocemente, apresenta maiores chances de recuperação, podendo envolver uso de coletes, fisioterapia e, em casos específicos, cirurgia corretiva.

A Global Spine Outreach é uma entidade filantrópica filiada à Scoliosis Research Society (SRS), maior organização mundial dedicada ao estudo e à pesquisa sobre a escoliose.

O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria integra a rede pública da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina desde o início de suas atividades. A unidade é gerenciada pelo Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças, sob a gestão das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, realiza cerca de 12 mil atendimentos mensais pelo SUS e é referência estadual em pediatria, com destaque para cirurgia cardíaca pediátrica e saúde mental.

Em 2026, o hospital passou a integrar a lista dos 100 melhores hospitais 100% SUS do Brasil, conforme levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

Relacionados