Nova ferramenta do Governo do Brasil usa linguagem do futebol para promover educação financeira a famílias do CadÚnico

Nova ferramenta do Governo do Brasil usa linguagem do futebol para promover educação financeira a famílias do CadÚnico

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
educação financeira,CadÚnico,Cadastro Único,Governo do Brasil,Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,MDS,Bolsa Família,inclusão socioeconômica,pequenos empreendedores,empreendedorismo social,jogo educativo financeiro,Acredita no Primeiro Passo,Visa Brasil,Caixa Econômica Federal,famílias em vulnerabilidade social,política pública de renda

As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e demais brasileiros podem contar com uma nova ferramenta educativa que utiliza a linguagem do futebol para incentivar a educação financeira. O jogo Bate-Bola Financeiro, lançado pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é voltado a todas as idades e oferece uma experiência simples, interativa e lúdica para ensinar conceitos básicos de organização financeira, controle de gastos, planejamento e noções relacionadas a pequenos negócios.

A iniciativa integra a parceria do MDS com a Visa e conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, no âmbito do programa Acredita no Primeiro Passo. A cada pergunta respondida corretamente, o time avança em campo até marcar o gol. Em caso de erro, o jogador tem novas oportunidades de aprender e seguir na partida. As fases são divididas em níveis fácil, médio e difícil, permitindo uma aprendizagem gradual.

ACESSE O JOGO – O Bate-Bola Financeiro pode ser acessado gratuitamente pelo celular ou computador, permitindo que, em poucos minutos, o usuário já comece a jogar e aprender, unindo diversão, conhecimento e cidadania financeira.

O ministro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o uso do futebol como estratégia para ampliar o alcance das ações de educação financeira, especialmente entre famílias em situação de vulnerabilidade social. Segundo ele, a linguagem esportiva contribui para democratizar o conhecimento, aliado à qualificação, apoio técnico e financiamento a pequenos empreendedores.

Dias ressaltou ainda que o objetivo é ampliar o número de empreendedores inscritos no Bolsa Família e no CadÚnico, dialogando diretamente com a realidade de milhões de famílias que já empreendem ou desejam iniciar um pequeno negócio. A proposta, conforme explicou, é apoiar principalmente mulheres beneficiárias, oferecendo qualificação, assistência técnica e garantia de financiamento com condições adequadas para a superação da pobreza.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – O secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton, destacou a educação financeira como fator decisivo para a sustentabilidade de pequenos negócios. De acordo com ele, muitos empreendimentos deixam de prosperar justamente pela falta de formação nessa área. O lançamento do jogo amplia o alcance das ações formativas ao utilizar uma plataforma digital baseada em jogos, inspirada no ambiente esportivo.

MARCO – Para o presidente da Visa do Brasil, Rodrigo Cury, o Bate-Bola Financeiro representa mais um marco na parceria com o MDS, iniciada em 2025. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inovação e a tecnologia voltadas à inclusão financeira e ao fortalecimento do empreendedorismo como vetores de desenvolvimentosocial e econômico.

EDUCAÇÃO, CAPACITAÇÃO E SUPORTE – Cury destacou ainda que a inclusão financeira vai além do acesso ao crédito, envolvendo educação, capacitação e suporte para que pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos possam planejar, crescer e manter seus negócios com autonomia.

ACREDITA NO PRIMEIRO PASSO – O Acredita no Primeiro Passo é um programa do Governo do Brasil voltado à inclusão socioeconômica de famílias inscritas no Cadastro Único. A iniciativa reúne qualificação profissional, educação financeira, assistência técnica e acesso facilitado ao crédito produtivo, com foco na geração de renda, no fortalecimento de pequenos negócios e na ampliação da autonomia econômica de famílias em situação de vulnerabilidade.

Relacionados