Arenas Brasil e Copa do Mundo Feminina 2027 pautam entrevista de André Fufuca no “Bom Dia, Ministro”

Arenas Brasil e Copa do Mundo Feminina 2027 pautam entrevista de André Fufuca no “Bom Dia, Ministro”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Arenas Brasil,Copa do Mundo Feminina 2027,André Fufuca,ministro do Esporte,Bolsa Atleta,reajuste Bolsa Atleta,Programa TEAtivo,Lei de Incentivo ao Esporte,esporte no Brasil,infraestrutura esportiva,Novo PAC esporte,CGCOPA 2027,Mundial Feminino Brasil,investimento em arenas esportivas,inclusão pelo esporte,política pública de esporte,Imposto de Renda incentivo ao esporte

O programa Arenas Brasil e a Copa do Mundo Feminina de 2027 estão entre os principais temas da edição desta quarta-feira (11) do “Bom Dia, Ministro”, que terá como convidado o ministro do Esporte, André Fufuca. A entrevista, ao vivo a partir das 8h, também abordará o reajuste e os recordes do Bolsa Atleta, as ações de inclusão do Programa TEAtivo e a transformação da Lei de Incentivo ao Esporte em política pública permanente.

ARENAS BRASIL — A implantação do Arenas Brasil amplia a oferta de equipamentos esportivos públicos e fortalece o esporte como instrumento de desenvolvimento social. Durante o programa, o ministro destacará o avanço da iniciativa, que integra o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC, com meta de alcançar 500 municípios até o fim de 2026.

Na seleção de 2025, 260 municípios foram habilitados, com investimento aproximado de R$ 390 milhões nesta etapa. As unidades seguem projeto padrão que inclui campo de futebol society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parque infantil e iluminação em LED. Até o momento, 12 arenas foram entregues à população.

COPA DO MUNDO FEMININA — A entrevista também tratará da preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será sediada pelo Brasil pela primeira vez. O torneio ocorrerá em oito cidades brasileiras e deve impulsionar o turismo e a economia local, além de deixar legado para o futebol feminino, ampliando o acesso de meninas e mulheres ao esporte.

Para coordenar ações de segurança e mobilidade, o governo instituiu o Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027 (CGCOPA) e a Secretaria Extraordinária, em parceria com a FIFA. Também será abordada a Medida Provisória nº 1.335, que protege a propriedade intelectual do evento e coíbe o marketing de emboscada.

BOLSA ATLETA — André Fufuca apresentará os dados atualizados do Bolsa Atleta, que completou 20 anos e teve reajuste de 10,86% nos valores. Atualmente, mais de dez mil esportistas recebem o benefício. A lista definitiva dos contemplados pelo edital de 2026 deve ser divulgada até o fim de abril. O programa contempla modalidades olímpicas e paralímpicas, em categorias que vão do estudantil ao pódio.

TEATIVO — Outro destaque será o Programa TEAtivo, voltado à inclusão social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio do esporte. Realizado em parceria com a Apae Brasil, o programa atende 1.200 famílias na região Norte e 1.840 estudantes no Nordeste. As atividades adaptadas contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo e a socialização dos participantes.

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE — O ministro comentará ainda a sanção da Lei Complementar nº 222/2025, que tornou permanente a Lei de Incentivo ao Esporte. A medida garante segurança jurídica para o planejamento de longo prazo de projetos esportivos e prevê aumento da dedução do Imposto de Renda para empresas, de 2% para 3%, a partir de 2028.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é coproduzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa é transmitido ao vivo a partir das 8h, em formato de entrevista coletiva, pela TV aberta, satélite e internet, nos canais do CanalGov. Para rádios, o sinal é disponibilizado pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.

PARTICIPE — Emissoras e jornalistas interessados em participar podem enviar mensagem pelo WhatsApp (61) 99222-1282, informando nome do veículo, município e estado, para inclusão na lista de participantes.

Relacionados