Salas ocupadas, corredores movimentados e início oficial do ano letivo marcaram a manhã desta quarta-feira (11) na rede municipal de Itajaí. A volta às aulas de 2026 foi acompanhada pela entrega de parte dos uniformes e materiais escolares, além da reinauguração da Escola Isolada Duque de Caxias, unidade que havia sido destruída pelas fortes chuvas de verão há um ano.
Durante 2025, os alunos da escola tiveram aulas no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião. Agora, retornam a um espaço totalmente revitalizado, com novo telhado, portas, piso, pintura, revestimento de paredes, sistemas elétrico e hidrossanitário modernizados, banheiros adaptados, cozinha equipada, mobiliário completo e armários sob medida.
A Escola Isolada Duque de Caxias também passa a operar como unidade modelo em tecnologia educacional, com lousas digitais em todas as salas, notebooks, impressora 3D e laboratório de informática móvel.
A Secretaria de Educação de Itajaí organizou uma força-tarefa para que grande parte das unidades iniciasse o ano letivo com uniformes e materiais já distribuídos aos estudantes. Os 70 Centros de Educação Infantil (CEIs) foram os primeiros a receber o kit verão, composto por duas camisetas e duas bermudas com a nova identidade visual do município.
Outras unidades da rede municipal também receberam melhorias estruturais para o início de 2026. Na Escola Maria Nilza Ferreira Evaristo, no bairro Espinheirinhos, foram ampliadas duas salas de aula, instalado novo piso, reformada a quadra esportiva e construídos refeitório e lavanderia. O Centro de Educação Infantil Antonio Nicoletti passou por ampliação com nova sala e banheiro. Já a Escola Básica Elias Adaime, na Cidade Nova, recebeu cobertura no pátio de acesso ao ginásio e melhorias na iluminação.
O município também anunciou a criação de 250 novas vagas para alunos do 1º ano, por meio da ampliação da Escola Básica Prof. Maria Rosa Heleno Schulte e do Centro Educacional Professor Cacildo Romagnani.






