O Projeto Capacita Jovem, iniciativa do Instituto Araxá, está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2026, oferecendo cursos gratuitos de capacitação profissional para adolescentes em Itapema, em Santa Catarina.
Nesta edição, o projeto disponibiliza formações nas áreas de informática e auxiliar de projetos arquitetônicos, com duas turmas de 16 alunos cada. As aulas serão realizadas nos períodos vespertino e noturno, com dois encontros por semana. Todos os materiais didáticos e equipamentos necessários serão fornecidos pelo Instituto Araxá, localizado na Rua 430, nº 22, no bairro Morretes, em Itapema. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.
Os cursos serão divididos por faixa etária. Jovens entre 12 e 15 anos podem participar da capacitação em informática, que aborda conteúdos iniciais e intermediários voltados ao desenvolvimento de habilidades digitais para o mercado de trabalho. O curso inclui aprendizado em ferramentas de edição de texto, criação e gestão de banco de dados, elaboração de apresentações, além de noções de manutenção de softwares e sistemas operacionais.
Já a formação de auxiliar de projetos arquitetônicos é destinada a adolescentes entre 15 e 17 anos. A proposta é preparar jovens para atuar em um dos setores em maior crescimento no município: a construção civil. As aulas das duas capacitações serão ministradas por profissionais com experiência nas respectivas áreas.
O projeto é viabilizado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), com apoio da Prefeitura de Itapema e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapema.
Para o presidente do Instituto Araxá, Joel Eyroff, a iniciativa amplia oportunidades para a juventude do município.
“Oferecer capacitação gratuita para adolescentes é uma forma de abrir caminhos e ampliar possibilidades para o futuro. Com o Capacita Jovem, buscamos aproximar os jovens de conhecimentos práticos e de áreas que têm forte presença na realidade de Itapema, contribuindo para que eles desenvolvam habilidades, descubram talentos e se preparem para o mercado de trabalho”, afirmou.
Em 2025, o Instituto Araxá formou quatro turmas na capacitação de auxiliar de projetos arquitetônicos. Atuando há mais de 20 anos em Itapema e região, a entidade desenvolve projetos sociais, presta assessoria para outras instituições e atua na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.
Serviço
O que: Capacita Jovem – cursos de informática e auxiliar de projetos arquitetônicos
Para quem: adolescentes entre 12 e 17 anos
Inscrições: até 18 de março
Divulgação dos selecionados: 20 de março
Início das aulas: 24 de março
Aulas: terças e quintas-feiras, no período da tarde ou da noite
Informações: (47) 99924-6355
Formulário de inscrições: https://forms.gle/AY1U39EGet4ZPxJ47






