Grupo Bom Jesus Ielusc celebra, nesta sexta-feira, dia 1º , 98 anos de história em Joinville e anuncia a ampliação do “Bom para o Planeta, Bom para Todos”. O projeto engloba várias atividades de conscientização ambiental, iniciando no dia do aniversário da instituição e com desenvolvimento ao longo de todo o ano de 2024.
Oferecendo ensino desde o Berçário até a pós-graduação, o grupo possui aproximadamente 5.000 alunos distribuídos pelo Colégio Bonja, Faculdade Ielusc, Bonja International, Bonjinha e Centro de Natação e Academia, em Joinville, e também a Escola Luterana Renate Riede, em Canoinhas.
“Chegar aos 98 anos impõe uma enorme responsabilidade, de respeito à trajetória de milhares de pessoas que tiveram sua formação nesta instituição. Por outro lado, é também um compromisso de manter o Grupo em sintonia com seu compromisso de atuar na vanguarda da educação”, destaca o diretor-geral do grupo Bom Jesus Ielusc, Silvio Iung. Ele ressalta o compromisso contínuo com o ensino de excelência, ao longo de décadas, tornando-se um pólo do conhecimento e da inovação, inspirando e contribuindo para o desenvolvimento constante de sua comunidade.
Programação especial de aniversário
Durante a sexta-feira (dia 1º), acontece o plantio de mudas de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica, em locais pré-determinados dentro da área da instituição, envolvendo alunos do Bonjinha, do Ensino Fundamental e do Bonja International.
Além disso, alunos do Bonjinha e do Ensino Médio Bonja irão realizar a pintura de painéis, com detalhes alusivos aos 98 anos. Já os alunos do 4º e 5º anos vão participar de um Momento Cívico Especial, com recitação de poesias e paródias, produzidas durante as aulas de Língua Portuguesa.
Foco na sustentabilidade
O projeto de sustentabilidade “Bom para o Planeta, Bom para Todos” abrange várias iniciativas, como o plantio de mudas de árvores e a eliminação do uso de copos descartáveis e o estímulo do consumo consciente. Também busca ampliar a destinação correta dos resíduos orgânicos e recicláveis, além de incentivar o tema referente à educação ambiental dentro da sala de aula de forma transdisciplinar.
A coordenadora do projeto de sustentabilidade do grupo Bom Jesus Ielusc, bióloga Maria Raquel Migliorini de Mattos, comenta que o objetivo é atuar em duas importantes frentes: gerenciamento de resíduos e na educação ambiental. “No âmbito da Educação Ambiental, implementada desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, abordaremos os 5 Rs (reduzir, repensar, reutilizar, recusar e reciclar) promovendo o Consumo Consciente”, explica Raquel.
Alinhando-se ao princípio de reciclagem da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os carrinhos das zeladoras serão identificados com a mesma imagem dos coletores. Novos coletores serão colocados em salas de aula, pátios e corredores, devidamente identificados para a separação entre resíduos destinados à reciclagem e resíduos comuns.
A prática de compostagem de resíduos orgânicos provenientes das cozinhas também fará parte do projeto, onde o composto resultante será utilizado nos jardins da escola. Outras medidas incluem a substituição de descartáveis por copos e xícaras reutilizáveis, além de atividades de extensão universitária nos galpões de separação para reciclagem, entre outras iniciativas.
Ainda com foco na sustentabilidade, o grupo Bom Jesus Ielusc está concluindo a instalação de placas fotovoltaicas (para produção de energia solar) e também realizando a substituição de vários equipamentos de baixa eficiência energética, como lâmpadas e ares-condicionados, beneficiando duas unidades de ensino: Centro e Saguaçu. Este investimento, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Celesc, contou com aporte de mais de R$ 1,4 milhão provenientes do grupo Bom Jesus Ielusc e da Celesc