Imagine centenas de bateristas dividindo o mesmo palco, tocando diante de milhares de pessoas e transformando o Centro Histórico de Florianópolis em uma grande celebração da música. Essa é a proposta da Orquestra de Baterias de Florianópolis, que há 13 anos reúne músicos de diferentes regiões e já abriu inscrições para a edição de 2026, marcada para o dia 16 de agosto.
Considerado um dos maiores encontros de bateristas das Américas e o único do gênero realizado anualmente no mundo sem interrupções, o evento reúne profissionais e amadores em uma apresentação gratuita no Largo da Catedral Metropolitana.
Podem participar músicos de qualquer idade, profissionais ou amadores, desde que tenham seu próprio kit de bateria. As inscrições gratuitas são realizadas pela plataforma PensanoEvento. Antes da apresentação, os participantes recebem o repertório oficial e têm acesso às videoaulas preparatórias conduzidas pelos bateristas regentes.
Nesta edição, a Orquestra de Baterias apresentará um repertório com 15 músicas, reunindo sucessos do rock nacional e internacional. Mantendo uma tradição do evento, a seleção também contará com uma canção de uma banda catarinense, valorizando a produção musical do estado e fortalecendo a identidade regional do espetáculo.
Criada em 2013, a iniciativa reuniu 34 músicos na primeira edição e, ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais encontros de bateristas do mundo.
Em 2019, o evento chegou a aproximadamente 600 participantes. Já em 2023, recebeu uma delegação da Bélgica formada por integrantes da Kortrijk Drumt, um dos tradicionais encontros de bateristas da Europa. Dois anos depois, músicos brasileiros participaram da edição do evento belga, fortalecendo o intercâmbio entre os projetos.
Na edição mais recente, realizada em 2025 em Florianópolis, mais de 300 bateristas de diferentes estados brasileiros participaram das apresentações com clássicos do rock nacional e internacional diante de milhares de espectadores.
“A Orquestra de Baterias é um encontro construído por pessoas que compartilham a mesma paixão pelo instrumento. Todos os anos recebemos participantes de diferentes estados que organizam viagens em grupo, reencontram amigos e vivem essa experiência como um grande momento da própria trajetória musical”, afirma Alexei Leão, um dos idealizadores e regentes do projeto.
Mais do que uma apresentação musical, a Orquestra de Baterias tornou-se um espaço de integração entre gerações, estilos musicais e diferentes trajetórias. Estudantes, professores, músicos profissionais e admiradores da bateria compartilham uma experiência coletiva que transformou o evento em uma referência internacional e em um dos destaques do calendário cultural da Capital catarinense.
As inscrições gratuitas para a 13ª edição já estão abertas. Os participantes recebem previamente o repertório oficial e participam dos ensaios preparatórios antes da apresentação coletiva, marcada para o dia 16 de agosto.
A Orquestra de Baterias de Florianópolis é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural da Ibagy e da Hurbana – Cidade para as Pessoas. O evento conta com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além de incentivo do ICRH e da Tigre, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina.
Serviço
13ª Orquestra de Baterias de Florianópolis
Data: 16 de agosto de 2026
Horário: 15h às 18h
Local: Largo da Catedral Metropolitana — Rua Padre Miguelinho, 321, Centro, Florianópolis/SC
Inscrições: gratuitas pela plataforma PensanoEvento
Classificação: livre
Realização: Instituto Maratona Cultural
Mais informações: @orquestradebaterias e site oficial do projeto.






