Estão abertas as inscrições para o projeto Construindo Carreiras Diante das Câmeras: Atividades de Formação para Atores e Atrizes, que oferece quatro atividades gratuitas em Itajaí, nos dias 5 e 8 de novembro de 2026. Voltada a atores, atrizes e estudantes da área a partir de 16 anos, a iniciativa tem vagas limitadas e seleção prévia. A equipe responsável analisará as inscrições e entrará em contato com os candidatos para informar o resultado.
O formulário está disponível em: https://bit.ly/4dZ0P8i.
Realizado pela Artes da Cena Centro de Formação, o projeto reúne profissionais com experiência no cinema e na produção audiovisual: o ator e dançarino Daniel Pereira, que participou de filmes como Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; o jornalista, fotógrafo e produtor audiovisual Bruno Golembiewski; e o cineasta, pesquisador e professor universitário Pedro Bughay Aceti.
Programação inclui mentoria e atividades práticas
A programação começa na quinta-feira, 5 de novembro, das 20h às 22h, com uma mentoria artística conduzida por Daniel Pereira, na Casa da Cultura Dide Brandão. O encontro abordará preparação para testes de elenco, desenvolvimento da carreira, construção de trajetória artística e oportunidades no cinema e na televisão, com orientações práticas e troca de experiências.
No domingo, 8 de novembro, das 8h30 às 14h30, no Estúdio Bend, Daniel orientará participantes selecionados na gravação de uma cena, com foco nas particularidades da interpretação para a câmera.
No mesmo período, Bruno Golembiewski conduzirá uma atividade de gravação e produção fotográfica. A proposta é oferecer material audiovisual aos participantes para utilização na apresentação e divulgação de seus trabalhos.
À tarde, das 15h às 19h, na Proarte, Pedro Bughay Aceti ministrará a oficina “Distribuindo Curta Estratégico: Planejando sua Carreira no Audiovisual”. A atividade abordará o funcionamento dos festivais de cinema, estratégias de inscrição, circulação e distribuição de curtas-metragens nos circuitos nacional e internacional, além do planejamento de carreira no setor.

Projeto busca ampliar oportunidades no mercado audiovisual
Idealizada pela atriz Sabrina Vianna, a iniciativa pretende ampliar o acesso à formação e aproximar artistas dos processos e das oportunidades do mercado audiovisual.
“Construir uma carreira diante das câmeras envolve muito mais do que talento. É preciso conhecer os processos, buscar formação, experimentar e estar preparado para as oportunidades. Queremos proporcionar esse contato com profissionais que possam compartilhar suas experiências e contribuir para o desenvolvimento de quem deseja seguir esse caminho”, destaca Sabrina Vianna, da Artes da Cena Centro de Formação.
Todas as atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas e dependem de seleção prévia, conforme os critérios de cada ação. Para a mentoria de 5 de novembro, os inscritos poderão optar pela participação ativa, com direito à certificação, ou pela condição de ouvinte, sujeita à capacidade do espaço.
O projeto é realizado pela Artes da Cena Centro de Formação e foi aprovado e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural de Itajaí, com apoio do Instituto Sorrir, via renúncia fiscal. A iniciativa também conta com a parceria da Casa da Cultura Dide Brandão e da Proarte.

Serviço
Projeto: Construindo Carreiras Diante das Câmeras: Atividades de Formação para Atores e Atrizes.
Público: atores, atrizes e estudantes da área a partir de 16 anos.
Participação: gratuita, mediante inscrição e seleção prévia.
Inscrições: https://bit.ly/4dZ0P8i.
5 de novembro (quinta-feira) — Mentoria artística com Daniel Pereira
- Horário: das 20h às 22h.
- Local: Casa da Cultura Dide Brandão.
- Endereço: Rua Hercílio Luz, 655, Centro.
8 de novembro (domingo) — Direção de Interpretação para Audiovisual e Produção Audiovisual e Fotográfica
- Horário: das 8h30 às 14h30.
- Orientação: Daniel Pereira e Bruno Golembiewski.
- Local: Estúdio Bend.
- Endereço: Rua São Cristóvão, 139, bairro Cordeiros.
8 de novembro (domingo) — Oficina “Distribuindo Curta Estratégico: Planejando sua Carreira no Audiovisual”
- Horário: das 15h às 19h.
- Ministrante: Pedro Bughay Aceti.
- Local: Proarte.
- Endereço: Avenida José Eugênio Müller, 1596, Vila Operária.






