O papel da coquetelaria na cultura brasileira: uma celebração de sabores e histórias

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O papel da coquetelaria na cultura brasileira: uma celebração de sabores e histórias

A coquetelaria brasileira está em ascensão, conquistando paladares e reconhecimento internacional.

Mais do que uma simples mistura de bebidas, ela se revela como uma forma de expressão cultural, conectando-se à história, à identidade e à biodiversidade do país.

A miscigenação cultural deu origem, por exemplo, a drinks como a caipirinha, símbolo nacional que combina cachaça, limão e açúcar.

Ao longo dos séculos, imigrantes de diversas partes do mundo trouxeram novas técnicas e ingredientes, enriquecendo o repertório da coquetelaria nacional.

A riqueza da flora brasileira é um dos pilares.

Frutas como caju, cupuaçu, açaí e graviola, ervas tradicionais no país como capim-santo e hortelã, e especiarias como a pimenta-rosa são alguns dos ingredientes que conferem sabor e identidade aos coquetéis.

Bartenders brasileiros estão inovando e reinterpretando técnicas clássicas, criando coquetéis com apresentações impecáveis e sabores surpreendentes.

A utilização de infusões, defumação, clarificação e outros métodos demonstra a criatividade e o profissionalismo que marcam a coquetelaria nacional.

E isso tudo além dos bares e restaurantes, conectando-se com o público em diversos eventos e plataformas.

Festivais, workshops e palestras ministradas por bartenders atraem cada vez mais adeptos e popularizam o acesso a essa forma de arte.

Um exemplo disso é o “Tour Kalvelage”, que trouxe para o espaço da destilaria, em Blumenau, 15 bartenders para trocar experiências sobre esse universo.

O “Tour Kalvelage” é uma nova iniciativa, que começou em Blumenau e deve seguir para outras regiões, em breve.

Wag Bueno, bartender parceiro da destilaria Kalvelage, diz que a coquetelaria brasileira está em constante evolução. “Neste momento, vem acontecendo uma das maiores evoluções de todos os tempos na classe.

O consumidor tem um interesse maior em buscar informações dos produtos e as marcas estão se integrando de forma mais ativa nesse elo entre produto e bartender.

O Tour Kalvelage é um exemplo disso, de integração entre uma marca reconhecida e premiada mundialmente, com bartenders.

Hoje, vemos bares mais estruturados, profissionais mais valorizados, clientes mais interessados e exigentes. Acredito que esses três pilares são fundamentais para o crescimento e para a constância da categoria”, ressalta.

Sobre a Kalvelage Distillery

Determinados a produzir uma vodka de alta qualidade no Brasil, os irmãos Marcos e Maurício Kalvelage fundaram a empresa que carrega o sobrenome e a tradição, a Kalvelage Distillery, em Santa Catarina, em 2012.

A Kalvelage é uma das pioneiras no Brasil na linha de destilados de cereais de alta qualidade e recebeu, em 2014, o primeiro prêmio internacional.

De lá pra cá, já são mais de 30 prêmios distribuídos entre diversos concursos internacionais.

Em 2023, a destilaria conquistou uma honraria inédita para o Brasil: o Blended Whisky recebeu o Triple Still Award, concedido às bebidas que conquistaram a medalha double gold em três das mais importantes competições de destilados do mundo, em San Francisco e Nova York, nos Estados Unidos, e outro em Singapura.

Um feito único a uma destilaria brasileira que foi concedido pelo Tasting Alliance, grupo formado pelas três competições internacionais.

Crédito imagem anexa: Divulgação Kalvelage

 Andressa da Silva Peixer

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