Quinze Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú concluíram, na última quinta-feira (19 de junho), o I Curso de Aperfeiçoamento do Uso de Motocicletas na Segurança Pública (CAUMSP). A formação teve carga horária de 16 horas, sendo 8 horas teóricas e 8 práticas, realizadas nos dias 18 e 19 de junho.
O curso abordou técnicas essenciais para aprimorar o desempenho dos agentes no trabalho diário, especialmente em atividades que exigem agilidade, segurança e precisão no uso de motocicletas.
No primeiro dia, sob instrução dos agentes de trânsito Duarte e Halupp, os participantes aprenderam sobre posicionamento na motocicleta, técnicas de reação em sinistros, tomada e tangenciamento de curvas, condução em escoltas e como batedores, além de pilotagem defensiva e ofensiva e frenagem controlada e emergencial. Também receberam capacitação em mecânica básica e manutenção, ministrada por Donato Muller, chefe de oficina da DVR Motos Yamaha, profissional com mais de 20 anos de experiência na área.
No segundo dia, as instruções ficaram a cargo do 2º Sargento PM Pires, do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), vinculado ao Batalhão de Choque (BPChq) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A aula abordou o histórico do BTM, a aplicação tática do uso de motocicletas na segurança pública, estudos de caso, tipos de equipamentos, além de técnicas de abordagem, estratégias de posicionamento em ações de trânsito, acompanhamento em fugas, e procedimentos de aceleração e frenagem.
“Esse curso representa um avanço significativo na qualificação dos nossos agentes, especialmente em uma das atividades mais complexas na segurança pública, que é o uso tático de motocicletas. Com esse aperfeiçoamento, teremos profissionais ainda mais preparados para as demandas do dia a dia, atuando com mais eficiência e segurança”, destacou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.