A concessionária Águas de Camboriú divulgou o Plano Verão 2025/2026, um conjunto de ações estratégicas para assegurar o abastecimento de água durante o período de maior demanda no município. Entre as principais iniciativas está a instalação do Booster CR1, equipamento que reforça a linha de abastecimento do reservatório principal.
O documento reúne investimentos em infraestrutura, reforço operacional e ampliação da capacidade de produção e distribuição de água. O objetivo é evitar desabastecimentos e garantir maior segurança hídrica para moradores e visitantes.
Conforme o coordenador de operações da Águas de Camboriú, Josias Enrik Garcia, o booster — uma bomba pressurizadora — permitirá um aumento de vazão de até 16,4 milhões de litros por dia, o equivalente a aproximadamente 640 caminhões-pipa. “Este investimento representa um ganho de 22% na reservação diária, trazendo mais segurança hídrica durante os dias mais quentes”, destaca.
Entre as entregas já em andamento estão mais de 8 quilômetros de reforços e extensões de rede, somados a mais de 100 intervenções, beneficiando bairros como Rio Pequeno, Cedro, Areias, Santa Regina, Centro, São Francisco de Assis, Tabuleiro e Monte Alegre.
Além dos investimentos e melhorias programados, a concessionária também vem tratando, com o município vizinho de Balneário Camboriú, a possibilidade de ampliar a oferta de água tratada. “Camboriú está crescendo em ritmo acelerado e nosso compromisso é acompanhar esse desenvolvimento com infraestrutura moderna e serviços eficientes. O Plano Verão deste ano é o mais robusto já apresentado pela concessionária e reafirma nosso propósito de garantir água tratada, qualidade ambiental e segurança para toda a população”, afirma a presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb.
Mais ações
Para garantir respostas rápidas e atuação preventiva, a concessionária estruturou um Plano de Contingência com manobras operacionais e pontos de injeção. A cidade conta com reservação total superior a 5 mil m³, o equivalente a mais de 5 milhões de litros de água — suficiente para encher duas piscinas olímpicas.
O sistema é monitorado por um Centro de Controle Operacional (CCO) em funcionamento 24 horas por dia e dispõe de geradores nas unidades principais para evitar impactos de oscilações de energia. Caminhões-pipa também estarão disponíveis 24h, caso haja necessidade de apoio no abastecimento.
O município também avança na setorização do sistema de abastecimento, com mapeamento de registros, implantação de loggers para monitoramento de pressão e identificação de áreas estratégicas — medida essencial para distribuir a água de forma mais eficiente durante períodos de alto consumo.






