A Águas de Camboriú recebeu o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), reconhecimento concedido às organizações que comprovam, por meio do Balanço Social, boas práticas em governança, sustentabilidade e ações sociais. O evento foi realizado na última quarta-feira (10) e esta é a quarta vez que concessionárias da Aegea Santa Catarina recebem a premiação.
Outras empresas da Aegea Santa Catarina também foram reconhecidas, como a Águas de Bombinhas e a Águas de São Francisco do Sul, que receberam as certificações. Já a Águas de Penha celebrou em dose dupla ao conquistar, além do certificado, o Troféu Responsabilidade Social, distinção concedida às empresas com os melhores desempenhos sociais do estado de Santa Catarina.

O prêmio avalia indicadores de desenvolvimento econômico, desempenho ambiental e balanço social das empresas, reconhecendo aquelas que investem em infraestrutura, preservação ambiental e ações de impacto social. A diretora-presidente da Águas de Camboriú, Reginalva Mureb, comemorou a conquista. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Seguiremos promovendo inclusão sanitária, respeito à diversidade e responsabilidade social e ambiental, beneficiando muitas pessoas e distribuindo prosperidade, que é o propósito do nosso trabalho”, destacou.
O gerente executivo da concessionária, Gabriel Fasola, reforçou o mérito coletivo da premiação. Segundo ele, receber o reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido por todas as unidades e pelas equipes, que atuam de forma integrada e exemplar. “É motivo de orgulho e gratidão”, afirmou.
Em 2024, a empresa anunciou investimentos de R$ 300 milhões para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Camboriú, incluindo a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, com tecnologia de lodo granular aeróbio e cerca de 500 quilômetros de tubulações. A iniciativa vai influenciar diretamente na qualidade da água do Rio Camboriú e contribuir para a balneabilidade de Balneário Camboriú. A concessionária também opera no mercado livre de energia desde 2021, com 58% do consumo proveniente de fontes limpas.
O coordenador de Comunicação das empresas Aegea em Santa Catarina, Marco Antonio Campesatto, ressaltou que os projetos sociais e ambientais são construídos pelas equipes de Responsabilidade Social, mas contam com o apoio de todo o grupo. “Engenharia, administração, jurídico, atendimento, além de empresas parceiras, secretarias municipais e prefeituras abraçam a nossa causa e fazem esse movimento crescer”, destacou.
Investimentos e conquistas de 2024
Desde 2021, a Águas de Camboriú atua no mercado livre de energia, utilizando fontes 100% renováveis, como eólica, solar e biomassa. A medida reduziu custos operacionais e reforçou o compromisso da empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 e 12.
A concessionária também ampliou as ações do Plano de Combate às Perdas, com instalação e substituição de hidrômetros, intensificação das manutenções e monitoramento em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI).
Outro destaque do Balanço Social são os programas sociais e de educação ambiental. Em 2024, foi realizada a maior edição do projeto Saúde Nota 10, contemplando 26 escolas, com impacto direto em 2.020 alunos e participação de 158 professores. Já o programa De Olho no Óleo registrou o recolhimento de 548 litros de óleo usado, evitando a contaminação de mais de 13 milhões de litros de água. Todo o material recolhido é revertido para instituições sociais do município.







